É preciso que o Espírito Santo seja a vida de teu coração.
Boa Tarde! São José dos Campos, segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

PANTOCRATOR

09/05/2010

Entre a última semana de maio e a primeira semana de junho, esteve em nossa paroquia a Ir. Patrícia Souza da Silva, PMMI. Nesse período ela fez uma linda pintura no altar de nossa Igreja Matriz e, como uma excelente artista nos deixou o significado da pintura. Já no altar do Santuário de Santa Teresinha, ela pintou um Cordeiro no centro, uma estrela na ponta e uma faixa na outra. Confira abaixo o significado de Cristo Pantocrator.

Cristo Pantocrator

Releitura por
Ir. Patricia Souza da Silva, PMMI
27 de abril a 03 de maio de 2010

Paróquia Santa Teresinha – Diocese de São José dos Campos
Pároco: Pe. Fábio Ferreira

Pantocrator: (ΠANTOKPATOP) é uma palavra de origem grega que significa etimologicamente "todo-poderoso" ou "onipotente". Também possui variante com acento gráfico no segundo "a": pantocrátor. Encontra-se várias vezes no Novo Testamento em grego. Provém de pan (tudo ou todo) e krátos (alto, em cima e, daí, governo, poder). Dá-se também o significado de SENHOR DE TUDO ou CRIADOR DE TUDO.
      • Mão direita: A posição da mão direita indica sua dupla natureza - a divina e a humana - indicada nos dois dedos erguidos e sua participação na Trindade como segunda Pessoa indicada pelos três dedos unidos nas pontas. Está também em posição de benção.

• Sagradas Escrituras: O livro que Cristo traz na mão é o dos Evangelhos; ele tem um grande apelo litúrgico. Destaca-se a frase “TODA A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOBRE A TERRA” (Mt 28, 18). Ela é tirada de um contexto pascal (tempo litúrgico durante o qual o ícone foi escrito), no qual Jesus, pela sua autoridade nos envia como discípulos missionários.

• Vestes brancas: Ele é o Cristo Ressuscitado e Glorioso.

• Clavo: As duas faixas vermelhas próximas ao ombro direito significam o Sumo Sacerdócio de Cristo. (Heb 2,17)

• Auréola: A cor dourada representa a realeza (Jo 18,36). O vermelho que a circunda representa seu sangue precioso derramado na cruz.

• Inscrições: As inscrições, obrigatórias, são constituídas dos dois digramas do nome de Cristo IC XC, para Jesus Cristo, e do sagrado trigrama do nome de Deus revelado a Moisés no Sinai: W O Ν («Eu sou», Ex 3, 14), e inserido nos três braços visíveis da cruz introduzida na auréola.

• Quatro faixas verticais: As 4 faixas amarelas ao lado de Cristo significam seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

• A.M.D.G.: Iniciais em latim de Ad Majorem dei Gloriam (“Tudo para a maior glória de Deus”)

Imagens relacionadas:

Ir. Patricia, ficava em cima de um pequeno cavalete para fazer a pintura

Ir. Patricia trabalhando na pintura

Detalhe busto de Cristo

Pintura concluída

Nessa foto, saiu um efeito de luz

Já tinha começado

Ajudinha?