Ó meu Jesus, lutarei por vosso amor até à noite da minha vida.
Boa Tarde! São José dos Campos, segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Pequena biografia do doador do terreno onde hoje encontra-se a Igreja Matriz de Saanta Teresinha

11/05/2010

A biografia a seguir nos foi enviada  por familiares de Pedro Augusto de Calazans e d. Maria Augusta Marcondes Calazans.  Como nos foi passado e formato digital (escaner das páginas do livro: Vultos Illustres - Parahybuna), resolvemos por bem transcrevê-lo  como está no original, respeitando a grafia da época.

Devemos carregar no coração e em nossas orações as pessoas que tão bem nos fizeram.

"PROFESSOR PEDRO AUGUSTO DE CALAZANS

Nasceu o Sr. Pedro Augusto de Calazans em Parahybuna, a 12 de outubro de 1869,  sendo filho do Sr. Major José de Calazans Corte Ubatubano, já fallecido e da  exma. Sra. D. Maria Amalia Calazans, matrona  de grandes virtude, domiciliada nesta cidade.

Feitos os estudos preliminares e demonstrando vocação para o magistério, foi mandado para a Capital do Estado, matriculando-se na Escola Normal. Após brilhante curso em que patentou bastante intelligencia, formou-se no dia 25 de Novembro de 1889, contando apenas 20 annos de edade.

Entrando na vida pratica teve a seu cargo a direcção do Grupo
Escolar de São Luiz do Parahytinga. A sua trajectoria naquelle estabelecimento notabilisou-se pelo accendrado amor á ordem e á disciplina.
Nomeado inspector escolar, como premio aos bons serviços que vinha prestando, o sr. Professor Pedro Calazans trabalhou com incançavel zelo nos 6.o e 8.o districtos, contribuindo para que  o ensino publico nos estabelecimentos sob sua fiscalização alcançasse a máxima efficiencia que se poderia desejar.

Não esquecendo jamais a sua terra, tornou-se o paladino ardoroso da creação do nosso grupo escolar, logrando a satisfação de ver os seus esforços coroados de êxito com a instalção daquelle estabelecimento, realizada sob sua presidência, em 28 de Julho de 1895. Os parahybunenses jamais poderão esquecer esse grande serviço que devem ao dedicado filho deste rincão abençoado.

Transferiu, mais tarde, sua residência para a Capital, afim de exercer as importantíssimas funcções de thesoureiro do Thesouro do Estado, missão que bem attesta o alto grau de confiança que o sr. Prof. Pedro de Calazans soube inspirar aos dirigentes desta unidade da Federação.

Nomeado em de Março de 1911, para o cargo, obteve aposentadoria em 1922.  Durante o tempo que residiu nesta cidade, o nosso biographado desempenhou em varias legislaturas o cargo de prefeito municipal.

Alem de manter em perfeito equilíbrio as finanças do município, desenvolveu proveitosissima adminsitração, realisando melhoramentos de alta valia. Foi, também, 1.o supplente do substituto do Juiz Federal. Quando  já na Capital, alliou-se a outros illustres filhos de Parahybuna, para doar a sua terra, em 1923, mais um bom estabelecimento de ensino e foi assim creado o Externato Santo Antonio, de muito nos orgulhamos.

Na vida particular é o sr.  Prof. Pedro Augusto de Calazans o exemplo vivo do bom esposo e do pae amantíssimo.  Consorciado com a exma. Sra. d. Maria Augusta Marcondes Calazans, tem os seguintes filhos: professor Jose Calazans, primeiro pagador do Thesouro do Estado; Pedro Calazans Junior, primeiro pagador da Secretaria da Viação; exma. Sra. d. Pedrina Calazans, medica residente na Capital da Republica; senhorinha dra. Antonina Calazans, cirurgiã-dentista na Capital do Estado; Paulo Calazans, domiciliado em São José dos Campos; Mario Calazans, alumno do Mackenzie College; Olavo Calazans, 5.o anista da Faculdade de Medicinna de São Paulo; senhorinha Adelaide Calazans, professora do Grupo Escolar do Arouche, na Capital; Sylvio Calazans, alumno do Gymnasio Normal.           Cercado pelo carinho da prole extremosa, gosando da respeitosa admiração de seus pares, o sr.  Professor Pedro augusto de Calazans vive hoje a existência tranqüila dos bons, dos justos, daquelles que na vida outra cousa não fizeram senão semear e cultuar a honestidade".

Imagens relacionadas:

Maria augusta Marcondes Calazans