Como a bondade e o amor misericordioso de Jesus são pouco conhecidos!...
Boa Tarde! São José dos Campos, segunda-feira, 23 de outubro de 2017

PARÓQUIAS SE PREPARAM PARA A SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

01/08/2010

De 8 a 13 de agosto, as paróquias da Diocese de São José dos Campos celebram a Semana da Família, em comunhão com todas as paróquias do país. A Semana tem como principal proposta ser momento de comunhão e reflexão entre as famílias. Neste ano, o tema é “Família Formadora de Valores Humanos e Cristãos”.

A Semana Nacional da Família é uma iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e da Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPF, que oferecem o subsídio Hora da Família como sugestão de material a ser utilizado, há 14 anos. Mais do que uma sugestão, esse documento é uma excelente base e fonte de inspirações para os grupos que desejam realizar uma boa semana de reflexões sobre a família.

O tema deste ano faz um reavivamento do VI Encontro Mundial das Famílias, acontecido em 2009, no México. O subsídio “Hora da Família” apresenta em suas três partes 8 encontros, 6 celebrações e o Terço das Famílias, com uma indicação de reflexão relacionada com o tema da Semana Nacional para cada mistério a ser rezado.

Para os encontros, os oito temas elaborados podem servir para a reflexão nas paróquias, comunidades ou grupos de missionários de oração pelas casas. São eles:

• As relações e os valores familiares segundo a Bíblia.
  • Família: valores a descobrir e redescobrir.
  • Família e virtudes sociais.
  • A paróquia: organismo que ajuda a Família na formação de valores.
  • A Família e a sexualidade.
  • Aspectos econômicos da família que forma.
  • Família e os Meios de Comunicação Social.
  • Escola: um dos organismos que ajudam a Família a transmitir valores.

Todos os encontros trazem uma dinâmica que estimula a participação dos que são convidados para os encontros, prevendo sempre a condução por parte de um dirigente e a animação feita por dois ou mais leitores. Além disso, cada encontro sugere perguntas para que o tema seja aprofundado dentro da família ou mesmo pelo próprio grupo que se reuniu, na intenção de ajudar a família a redescobrir que ela é a origem dos valores dos quais a sociedade hoje sente tanta falta.

Fazer com que as famílias possam despertar é mais um dos objetivos desse tempo forte, e por isso o aprofundamento desses assuntos faz-se necessário, uma vez que encontramos no cotidiano da sociedade um afastamento da Palavra de Deus e uma perda de referências com relação ao que verdadeiramente enriquece a família. Falar sobre sexualidade e meios de comunicação, ou de Bíblia e virtudes sociais, ou, ainda, sobre a escola e os aspectos econômicos é um ato extremamente cristão que caminha na direção de uma família plena que tem os olhos na terra, mas o coração em Deus; uma família que possa viver e testemunhar Jesus Cristo em todos os ambientes que frequenta, sendo sinal de vida, de fé e de esperança na sociedade tão dominada por contra-valores como a ganância e o hedonismo.

Procure a Pastoral Familiar de sua paróquia e celebre a vida rezando em família!

Clique aqui e veja a programação na Paróquia Santa Teresinha

Fontes: Diocese de São José dos Campos