É preciso abandonar o futuro nas mãos do Bom Deus...
Boa Tarde! São José dos Campos, quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
QUEM QUER SER PADRE?


31/07/2011

O convite é feito pelo próprio Jesus, que fala através da Igreja: quem quer ser padre? Antes é importante falar qual a tarefa do padre, quais suas atividades e o que se espera daquele que aceita o desafio de assumir a fé de maneira livre e total. Para ser padre é preciso gostar da Igreja e acreditar naquilo que ela prega. Em outras palavras, é preciso aceitar o batismo como um chamado de Deus – ‘sou batizado porque Deus me chama para fazer parte de seu povo’. O padre é aquele que sabe que pertence a um povo, a uma família, a uma comunidade. O padre vive para a grande família de Jesus chamada de irmãos. Se alguém quer ser padre tem que deixar a própria casa e ir morar na casa que a igreja lhe oferece, lembrando que não é o padre que escolhe onde quer morar, ele simplesmente coloca-se à disposição da Igreja que o envia onde achar necessário. A Eucaristia é o principal alimento daquele que quer ser padre. É na mesa eucarística que ele encontra-se com a sua família. É na comunhão eucarística que ele deixa o Espírito Santo dirigir sua missão de evangelizador. Não é o padre que faz a Eucaristia, mas é a Eucaristia que faz o padre. É na Eucaristia que o padre encontra com o Senhor de sua vida e único dono de seu trabalho. Na celebração eucarística ele entende que nunca está só, porque o próprio Jesus se faz presente na pessoa do padre. A Confissão ou Sacramento da Reconciliação faz parte da vida do padre, porque ele é o homem do perdão e da misericórdia. É ouvindo confissões que ele passa a compreender a pequenez do ser humano. Por outro lado, passa a compreender a grandiosidade do amor de Deus que ama o pecador. O padre deve mostrar o novo caminho para o penitente, a volta do filho pródigo para a casa do Pai, o perdão de Jesus que diz: “eu não te condeno, vai em paz.” Querer ser padre é querer ser irmão entre os irmãos. Ser padre é ser companheiro, é ser amigo, é ser confidente. Ser padre é tentar ser cristão num mundo paganizado, mundo sem fé, mundo que se esquece de Deus. É buscar a felicidade dos outros num mundo que busca somente a própria. É visitar os irmãos na cadeia no final de semana, quando todos querem ficar junto com a família se banqueteando. É estar presente em encontros e retiros, enquanto todos querem se divertir. Ser padre é ser livre para falar sempre a verdade, mesmo que isso não agrade. É ser livre como o próprio Jesus, que não se intimidava com as adversidades. É ter coragem de desafiar aqueles que não entendem o sentido profundo da vocação. Convido você para rezar a oração que Jesus ensinou aos seus discípulos: “Senhor da messe, mandai operários para a sua messe”. E, com certeza, mais jovens irão responder a esse convite... ao chamado de Deus. E você já convidou alguém para ser padre?

 

Voltar

 
| Política de privacidade © 2010 Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.