É na tua bondade sempre infinita que quero me perder, ó Coração de Jesus!
Boa Tarde! São José dos Campos, quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

SEMANA SANTA: PONTO CENTRAL DO ANO LITÚRGICO

02/04/2012

A partir da ressurreição de Jesus, os cristãos celebravam semanalmente a Páscoa pela Eucarístia Dominical. Em seguida, passaram a celebrar a Páscoa também uma vez por ano, enfatizando a Vigília Pascal. Conforme testemunho de Tertuliano (século II) para a África e de Hipólito (século III) para Roma, depois das leituras celebrava-se também o batismo, e a vigília terminava quase de manhã com a Eucaristia.
Ao longo do século IV, os cristãos foram sentindo necessidade de desdobrar a celebração da Vigília Pascal, a fim de se deterem mais demoradamente sobre cada um dos momentos derradeiros da vida terrena de Jesus. Introduziram, pois, o Tríduo Pascal, que tem como primeiro dia a Sexta-feira Santa, precedida na véspera pela celebração da Última Ceia, o Sábado Santo e o Domingo da Ressurreição. Em Jerusalém, os cristãos empenhavam-se por imitar os últimos passos da vida de Jesus, desde sua entrada em Jerusalém até sua ressurreição. Para isso, celebravam nos mesmos locais e procuravam manter os mesmos horários dos acontecimentos. Da Igreja-Mãe de Jerusalém, esse costume foi se expandindo para todas as demais igrejas. A entrada solene de Jesus em Jerusalém foi incorporada como abertura da Semana Santa.
Esse esquema, aplicado à Semana Santa nos primeiros séculos do Cristianismo, basicamente foi mantido e chegou ao terceiro milênio.
Quanto à profundidade do mistério que nesses dias se celebra, o Papa Paulo VI nos diz: “O Mistério Pascal, que encontra na Semana Santa a sua mais alta e comovida celebração, não é simplesmente o momento do Ano Litúrgico; é a fonte de todas as outras celebrações do próprio Ano Litúrgico, porque todas se referem ao mistério da nossa redenção, isto é, o Mistério Pascal”.

Fonte: Semana Santa: preparar e celebrar. Pe. Luiz M. Duarte, Paulus 2004