Não me inquieto, absolutamente, com o futuro...
Bom Dia! São José dos Campos, quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
POR QUE ALGUMAS VEZES SE REPETE, DURANTE A SEMANA O TRECHO DO EVANGELHO QUE FOI LIDO NO DOMINGO?


15/04/2012

As leituras da missa do domingo são apresentadas em três ciclos, tendo como referência o evangelho. Assim, temos o Ano A, quando é lido, em sequência, o evangelho de São Mateus; o Ano B, quando se lê o evangelho de São Marcos e trechos do evangelho de São João e o Ano C, dedicado à leitura do evangelho  de São Lucas.
Já as leituras da missa durante a semana são divididas em dois ciclos: Anos ímpares e Anos pares. A variação ocorre apenas na 1ª leitura e no salmo, sendo que o evangelho é o mesmo nos dois ciclos, e apresentado sem a preocupação com a sequência de um ou outro evangelista.
Percebe-se, então, que as leituras do domingo tem uma estrutura mais dinâmica, enquanto que as de durante a semana obedecem a um caráter mais fixo. Por isso, pode ocorrer que em determinado período haja uma repetição durante a semana do evangelho lido no domingo anterior ou próximo.
O caráter repetitivo na Liturgia não é problema: ele nos ajuda, pois o mistério de Deus deve ser retomado constantemente para ser aprofundado, cada vez.

Pe. Edinei Evaldo Batista
Administrador Paroquial

 

Voltar

 
| Política de privacidade © 2010 Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.