Ele quem me instruiu dessa ciência que esconde dos sábios e dos pedantes e revela aos menores...
Bom Dia! São José dos Campos, quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
O que fazer com imagens quebradas, folhetos Litúrgicos e outros escritos ou objetos religiosos?


06/05/2012

 Pergunta enviada por Gilberto H. Machado

As imagens de Jesus Cristo, de Nossa Senhora, dos Anjos e dos Santos , bem como os folhetos litúrgicos, escritos de conteúdo religioso e objetos religiosos são elementos materiais, porém, devido à função que desempenham revestem-se um significado novo, que chamamos “sagrado”. Esta palavra indica que uma realidade material foi separada de seu uso comum para servir a um objetivo religioso. Este novo significado que os objetos assumem lhes dá uma dignidade que pede de nossa parte cuidado e respeito para com eles.
Assim sendo, quando estiverem quebrados, rasgados ou sem condições de uso e nem podendo ser recuperados, devem ser queimados, se forem de material inflamável (madeira, papel, tecido ou plástico). A queima da matéria faz com que o objeto seja transformado e deixe de ter o significado que tinha até então. Quando o material de que os objetos são feitos não pode ser queimado (gesso ou metal), tais objetos devem ser enterrados num lugar onde não haja passagem de pessoas.
Vale lembrar que algumas imagens, pelo seu valor histórico podem ser restauradas e com isso reconduzidas à sua função de objeto sagrado
.

Pe. Edinei Evaldo Batista
Administrador Paroquial

 

Voltar

 
| Política de privacidade © 2010 Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.