Ó Farol luminoso do amor, eu sei como chegar a Ti, encontrei o segredo de me apropriar de Tua chama.
Boa Tarde! São José dos Campos, quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

SOLENIDADE DE PENTECOSTES - Jo 20, 19-23 - O Espírito Santo nos capacita para o testemunho e a missão

27/05/2012

Os primeiros dons que o Ressuscitado oferece aos discípulos são a Paz e o Espírito Santo. A ressurreição de Jesus inaugura um novo tempo, aquele em que a proximidade com Deus favorece às pessoas  alcançar tudo aquilo que as realiza de modo pleno. A compreensão de paz no mundo bíblico era bem diferente da nossa. Enquanto pensamos em paz como inexistência de conflitos, os judeus pensavam na paz como a posse de todas as coisas que fazem a pessoa feliz, tais como saúde, trabalho, comida na mesa, família numerosa, amigos, fidelidade a Deus. O Ressuscitado oferece aos seus amigos esse dom, mostrando com esse gesto que acreditar em sua palavra e imitar seus exemplos faz viver de maneira nova e conquistar para si e para os outros o necessário à verdadeira felicidade de cada pessoa e à reconstrução da família humana, pela prática da fraternidade, da solidariedade, da partilha, da justiça, da liberdade religiosa, do respeito pelas diferenças etc . É deste modo que a paz trazida pelo Ressuscitado vai acontecer de fato em nossa realidade.
O Espírito Santo também é oferecido por Jesus, para que em sua força os discípulos possam perdoar os pecados dos outros. Nestas palavras podemos entender que por meio do Espírito Santo somos capacitados a fazer aquilo que não conseguiríamos só com nossas forças.
Conhecendo nossa limitação humana para continuar a sua missão, Jesus nos dá o mais precioso dos presentes para que com ele sejamos capacitados à compreensão de sua mensagem, à fidelidade ao seu projeto e ao testemunho de sua vida. De fato, é o Espírito Santo que nos faz capazes de crer, viver, perseverar e anunciar o Evangelho. Ele é o Mestre interior que realiza em nossa vida concreta as palavras de Jesus e a sua presença que continua nos conduzindo e incentivando na caminhada da fé.
A celebração da vinda do Espírito Santo nos torne cada dia mais conscientes do quanto somos ajudados por Deus para ir sempre na direção indicada pela sua vontade e nos faça sempre mais amigos do grande presente que o Senhor nos deu: o seu Espírito.

Administrador Paroquial