Nada acontece que Deus não tenha previsto desde toda a eternidade...
Boa Tarde! São José dos Campos, segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Porque na maioria das celebrações do ano litúrgico rezamos o credo niceno-constantinopolitano?

02/06/2012

Não existe uma razão específica para esse modo de proceder. Trata-se de uma prática baseada no fato de que a maior parte das pessoas sabe de cor o credo com fórmula mais breve, também chamado “Credo Apostólico”. Em se tratando do Credo Niceno-Constantinopolitano, a maior parte das pessoas não o decorou, exatamente porque na família e na catequese aprendemos a fórmula breve.
 O Credo Niceno-Constantinopolitano é mais longo e mais explicativo, por isso é usado por nós nas solenidades, para tornar mais claro o mistério que estamos celebrando. Contudo, há liberdade para que essa fórmula seja usada em qualquer domingo ou solenidade, que é quando normalmente recitamos o Credo, como expressão de nossa fé.
Em outros países acontece o inverso: usa-se sempre o Credo Niceno-Constantinopolitano e, em algumas ocasiões, o Credo Apostólico.
É importante ressaltar que embora sejam textos diferentes, ambos expressam aquilo que a Igreja crê.

Administrador Paroquial