Só tenho de olhar o santo Evangelho, logo respiro os perfumes da vida de Jesus e sei para que lado correr.
Bom Dia! São José dos Campos, quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Se não me confessar durante a semana, nem vou à missa no Domingo, porque não posso comungar. As pessoas dizem que posso comungar porque antes da Eucaristia tem o momento de perdão, mas eu acho que se não me confessei não posso comungar. O que é certo?

17/06/2012

Uma pessoa não deve comungar se faz tempo que não se confessa e se tem consciência de ter cometido algum pecado grave. Contudo, não deve deixar de ir à missa, pois poderá “comungar” (que significa “entrar em comunhão”) com outras realidades presentes na celebração: a Palavra de Deus, a vida dos irmãos, com os quais forma comunidade  e, através das orações e intenções da missa, as alegrias e sofrimentos da Igreja e da humanidade, que se misturam no cálice da salvação.
Se a pessoa não tem pecado grave e nem faz muito tempo que se confessou, deve comungar. A missa, que é celebração sacramental do sacrifício salvador de Cristo, é também perdão dos pecados e dá à pessoa as condições para participar da comunhão eucarística.
Já passou o tempo em que, para poder comungar, as pessoas tinham que se confessar toda vez que iam à missa. Uma boa confissão a cada dois meses, mais ou menos, junto o esforço de viver bem, é suficiente para que a pessoa possa comungar sempre.

Administrador Paroquial