A caridade é o caminho excelente, que conduz seguramente a Deus
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 17 de outubro de 2017

16° DOMINGO DO TEMPO COMUM - Mc 6, 30-34 - Jesus cuida de nós para que cuidemos dos outros

21/07/2012

Neste domingo o Evangelho nos apresenta Jesus como amigo carinhoso, preocupado com o bem dos apóstolos, convidando-os ao descanso e líder que sente como seu o sofrimento do povo desamparado, abrindo mão de seu repouso merecido para ensinar-lhe muitas coisas.
Aprendemos de Jesus que não somente a missão é importante, mas também a pessoa do missionário que deve estar bem para prosseguir no cumprimento de sua tarefa. O descanso é tão importante quanto a santidade e sem ele, a santidade pode até ser prejudicada. Jesus quer que sejamos dedicados ao anúncio do Evangelho, mas que também vivamos intensamente a nossa existência humana, desfrutando de saúde, na alegria de crescer na companhia dos outros, aproveitando o que a vida nos oferece de bom e sem estresse.
Jesus não conta conosco como mão de obra, mas como companheiros de missão, amigos e participantes na sua tarefa de salvar a humanidade . Ele nos quer também plenos de alegria e de vida. Por isso é que se preocupa com o nosso bem.
Por outra parte, a disposição de Jesus em ensinar muitas coisas à multidão que parecia um rebanho sem pastor, nos ensina que, como seus amigos, devemos ter essa mesma atitude. Para os seguidores de Jesus a felicidade das outras pessoas deve estar sempre na frente da sua tranqüilidade pessoal. O Evangelho ensina que para os discípulos de Cristo o serviço é a lei maior e os pobres e sofredores são seus senhores.
A nossa participação da missa, cada domingo, nos oferece a oportunidade de estar a sós com o Senhor, descansar em sua companhia e refazer-nos para a missão. Em cada encontro eucarístico a prendemos de Jesus a compaixão, isto é, o sentir a dor do outro como nossa, para que voltando às nossas casas e atividades cotidianas façamos como Ele: coloquemo-nos a serviço de quem mais precisa de nossas palavras, de nossa atenção, de nosso cuidado.
Transformados pela Palavra de Deus, sejamos transformadores da situação das pessoas que convivem conosco.

Administrador Paroquial