Sabemos muito bem que a Virgem Santíssima é a rainha do céu e da terra, mas ela é mais mãe do que rainha.
Boa Tarde! São José dos Campos, segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
Por que traçamos três cruzes sobre nós antes da proclamação do Evangelho, na missa?


29/07/2012

Este gesto se chama persignação, que quer dizer, traçar um sinal sobre toda a nossa pessoa, no caso, o sinal da cruz. Ele nos prepara para acolher a Boa Nova de Jesus Cristo com todo o nosso ser e de modo frutuoso.
O Evangelho é o texto bíblico mais importante da missa, pois trata-se da novidade trazida por Jesus Cristo para a nossa salvação.
Os gestos nos ajudam a tomar consciência do que vamos fazer e a fazê-lo com mais profundidade.
Ao traçar o sinal da cruz sobre na cabeça expressamos o desejo de compreender a Palavra que ouviremos. A cruz traçada sobre a boca manifesta o compromisso de anunciar a mesma Palavra, que queremos guardar no coração, vivendo-a, o que indicamos traçando a cruz sobre o peito.
A persignação indica também nosso desejo de ser santificados pelo Evangelho, isto é, que ele penetre em todo o nosso ser e nos transforme.
Quando nos persignamos não precisamos falar “pelo sinal da santa cruz...” e nem fazer o “em nome do Pai...” no final.

Pe. Edinei Evaldo Batista
Administrador Paroquial

 

Voltar

 
| Política de privacidade © 2010 Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.