Ó Trindade, vós sois prisioneira de meu amor!...
Boa Tarde! São José dos Campos, quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Jo 6, 24-35 - Acreditar em Jesus para encontrar o verdadeiro sentido da vida


05/08/2012

O evangelho deste domingo nos apresenta Jesus que se revela como o pão da vida.
Quando ouvimos isso logo pensamos que Jesus está falando da Eucaristia, mas não é bem assim. Neste momento do evangelho segundo São João a imagem do pão tem outro significado.
Vejamos um exemplo de nossa experiência: quando as pessoas falam de seu trabalho, o chamam de “ganha pão”. Esse modo de falar explica o trabalho como meio para a obtenção do alimento e de todas as outras coisas necessárias aos seres humanos. Ouvindo essa expressão ninguém pensará que uma pessoa receba pão como pagamento pelo seu trabalho ou compre apenas pão com o seu salário.
Quando Jesus diz que é o pão da vida não está falando somente da Eucaristia. Ele quer enfatizar para seus ouvintes que da mesma forma como as pessoas têm necessidade do alimento (significado pelo “pão”), devem ter necessidade dele. Assim como não se vive sem comida, sem ele a vida humana não tem sentido. Como o alimento fortalece as pessoas, dando-lhes saúde e fazendo-as crescer, a relação com Jesus, deve fazer com que descubram um caminho novo e o sigam para chegarem a ser verdadeiramente felizes.
Quando Jesus diz: “Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna...” está incentivando as pessoas a se preocupar com a vida da fé e não somente com as necessidades mais imediatas da vida (alimentação, estudos, lazer, bens materiais etc). Embora sejam importantes, não são tudo. Sem os verdadeiros valores, mesmo uma vida de fartura e riqueza se torna vazia de sentido.
Ao dizer: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”, mostra que a coisa mais importante para o ser humano é acreditar nele, o Enviado do Pai.
Contudo, acreditar em Jesus não é um mero ato da inteligência que simplesmente afirma sua existência ou seu poder. Acreditar em Jesus significa envolver-se e comprometer-se com ele e sua proposta de vida. Acreditar em Jesus é acolhê-lo, praticar seus ensinamentos, fazer as suas opções e renúncias, imitar seus gestos, atitudes e sentimentos, ou seja, viver como ele viveu.
É isso que dá verdadeiro sentido à vida de cada ser humano.

Pe. Edinei Evaldo Batista
Administrador Paroquial

 

Voltar

 
| Política de privacidade © 2010 Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.