É preciso abandonar o futuro nas mãos do Bom Deus...
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 17 de outubro de 2017

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Mc 10, 46-52 - A coragem de aproximar-nos de Jesus transforma nossa vida

28/10/2012

O encontro de Jesus com o cego Bartimeu nos mostra mais do que um milagre realizado por Jesus na vida de uma pessoa com deficiência.
Faz-nos perceber que Jesus é aquele que dá às pessoas a capacidade de ver mais profundamente para viver de maneira plena a sua vocação de filhas de Deus.
Ao implorar para que Jesus tivesse piedade, Bartimeu se mostra um homem de fé, mesmo que ainda fosse uma fé inicial, que estava apenas em busca de algo.
Esta fé, que se mostra insistente diante da repreensão dos que estavam junto com Jesus, foi suficiente para levar Bartimeu até o Salvador e lhe abrir às outras maravilhas que Deus queria realizar em sua vida.
Jesus não apenas devolve a visão àquele homem. Ele lhe dá a capacidade de ver mais profundamente, de enxergar a partir da fé e de se fazer seu seguidor no caminho do Evangelho.
Assim deve acontecer com cada um de nós. A fé que herdamos de nossa educação familiar e da catequese inicial deve ser suficiente, ao menos, para nos aproximar de Jesus e nos abrir à sua ação. Com isso, ele nos fará ver muito mais obras que o seu compromisso redentor para conosco quer realizar em nossa vida. Ele nos fará participantes de sua experiência de homem novo, que vive segundo a vontade de Deus.
À medida em que nos aproximamos dele, com perseverança e confiança, sendo mais fortes que qualquer dificuldade que cruze nosso caminho, ele nos faz ver a realidade de um novo modo. Até mesmo aquilo que é difícil e doloroso pode ser assumido como caminho de crescimento e de santificação e nos tornar participantes de sua vida e missão.
Como a Bartimeu o Evangelho deste domingo nos diz: “Coragem, levante-te, Jesus te chama!”.
Não tenhamos medo de nos confiar a ele, pois sua vontade somente nos levará onde sua graça estiver à nossa disposição para realizar em nós suas maravilhas.