O mérito não consiste em fazer nem em dar muito, mas, antes, em receber, em amar muito!
Bom Dia! São José dos Campos, quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS - Mt 5,1-12a - As bem aventuranças são caminho para a santidade

04/11/2012

Celebramos neste domingo a Solenidade de todos os Santos. Nesta ocasião, a liturgia  recorda não somente aqueles santos cujos nomes conhecemos, porque foram canonizados pela Igreja, mas também os santos anônimos, que o são porque viveram a proposta central do Evangelho: as bem aventuranças.
É por isso que lemos neste domingo o início do Sermão da Montanha, no qual Jesus proclama felizes aqueles que abraçam o jeito novo que ele veio ensinar com sua vida e suas palavras. Esse jeito novo de ser e de agir é apresentado nas oito bem aventuranças, que são verdadeiros caminhos para a felicidade completa, segundo o pensamento de Deus.
As bem aventuranças, por um lado, mostram um jeito de ser escolhido pelas pessoas, que vai na direção contrária do que o mundo propõe, pois assume valores e práticas que o mundo chama de fraqueza. Por outro, mostram que a felicidade não é conquista humana, alcançada por meio de sacrifícios, mas dom de Deus a toda pessoa que se faz pequena,  abandonando-se inteiramente em suas mãos.
Viver as bem aventuranças não é ser herói, mas ser alguém pouco preocupado com vantagens para si e totalmente aberto ao projeto de Deus, mesmo naquilo que esse projeto se mostra fora da lógica humana.
Os santos foram homens e mulheres que fizeram mais do que milagres. Eles fizeram de sua vida, uma continuidade da vida de Jesus, abraçando sua maneira de ser e tornando-a presente na realidade em que viveram, para iluminá-la com a novidade trazida pelo Filho de Deus ao mundo.
Com seu testemunho de vida e fidelidade os santos ensinam que ser santo é algo ao alcance de todos nós, bastando que se acolha a oferta que Jesus  faz ao dizer que felizes são os pobres em espírito, os aflitos, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puro de coração, os promotores da paz, os perseguidos por causa do Evangelho.
A Solenidade de todos os Santos convida toda a Igreja a dedicar-se mais a esta dimensão fundamental do seguimento de Jesus Cristo, que é a vocação de todos os filhos de Deus.

Arquivos disponíveis:

05-11 - 11-11.pdf