O mérito não consiste em fazer nem em dar muito, mas, antes, em receber, em amar muito!
Boa Tarde! São José dos Campos, quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

CELEBRAÇÃO DA PARTILHA - Mt 25,31-46 - Servir a Cristo servindo aos irmãos através da oferta generosa e fiel do Dízimo

18/11/2012

Em toda a Diocese de São José dos Campos, realizamos hoje a celebração da partilha, por estarmos no mês diocesano de conscientização sobre o Dízimo. Por esse motivo, as leituras das missas, no território da Diocese, são diferentes das que são lidas nas missas em outros lugares.
Vale lembrar, inicialmente, que o Dízimo não é simplesmente a oferta de um valor em dinheiro ou uma esmola. Ele não é, simplesmente, contribuição material, que se destina ao pagamento das despesas da Paróquia.
O Dízimo é um sinal de nosso compromisso cristão, é expressão de nossa co-responsabilidade por todo o trabalho evangelizador que se realiza. A evangelização se faz, primeiramente, com o testemunho, mas não exclusivamente. Ela também requer recursos financeiros que providenciem os meios que lhe são necessários.
Pense, por exemplo, na formação dos futuros padres, no sustento de missionários, na construção e manutenção dos espaços e recursos para a evangelização (templos; salas para catequese, atendimentos, reuniões e encontros; materiais; equipamentos), nas obras de atendimento aos doentes e pobres etc. Tudo isso é feito pela Igreja como concretização da fé e prática do Evangelho, mas requer os recursos que vêm da oferta do Dízimo.
O Evangelho que lemos neste domingo nos fala do julgamento final, que será feito com base no compromisso com os pobres e necessitados.
Pobre e necessitado não é só quem passa fome, literalmente. Há muitos famintos da Palavra de Deus, de sentido para a vida, de conhecimento das verdades da fé, de acolhimento e ajuda psicológica, de meios para sair da dependência das drogas e com outras necessidades, que esperam da Igreja uma resposta concreta.
A Igreja não é somente o Bispo e os padres. A Igreja é a comunidade dos batizados que seguem a Cristo e vivenciam os valores que ele apresenta no Evangelho.
Para que nossa Paróquia e nossa Diocese continuem fazendo o que já fazem e façam mais, precisamos ter mais consciência acerca do significado do Dízimo e maior compromisso com a sua entrega generosa e fiel.
Deste modo poderemos ouvir com alegria Jesus nos chamando “Benditos” e nos dando o seu Reino como herança, não somente na Eternidade, mas também neste mundo, na medida em que o servimos nos irmãos.

Arquivos disponíveis:

05-11 - 11-11.pdf