É preciso que o Espírito Santo seja a vida de teu coração.
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 17 de outubro de 2017

Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
2º DOMINGO DO ADVENTO - Lc 3,1-6 - Somos a voz pela qual Cristo-Palavra chega a todos


09/12/2012

O Evangelho deste domingo começa falando de personagens históricos do tempo de Jesus, para ajudar-nos a compreender que a encarnação do Verbo Eterno acontece no tempo e no espaço e não se trata de uma fábula criada pelo ser humano.
Nesse contexto a Palavra de Deus foi dirigida a João Batista e esse, por sua vez, passou a comunicá-la aos outros. A Palavra se manifesta e é comunicada em um momento histórico, a pessoas específicas que habitam determinada região do mundo. É aí, que a Palavra divina vem ao encontro das pessoas para comunicar-lhes sua novidade e realizar nelas os seus efeitos de salvação, transformando o que não está bom e aperfeiçoando o que caminha bem.
Às vésperas da celebração do Natal e como membros de uma comunidade que a cada domingo se encontra com a mesma Palavra ouvida e anunciada por João Batista, também nós nos tornamos seus comunicadores às pessoas e situações de nosso tempo e lugar. Isso pede de nós atenção para perceber onde ela se faz mais necessária e urgente e sermos dela os portadores. Não olhemos para longe de nós, quem sabe imaginando que os únicos necessitados da Palavra sejam os sem fé, os materialistas, os presidiários, os dependentes das drogas, as prostitutas etc... Quem sabe os primeiros destinatários da Palavra a quem devemos nos dirigir estejam dentro de nossas casas, grupos pastorais, comunidade paroquial, ambiente de trabalho e estudo etc.
Tomara que ao perceber isso, comuniquemos a Palavra com a fidelidade e a disposição daquele que é chamado a “voz”. É deste modo que Cristo, Boa Notícia que transforma corações e vidas, chegará a todos para realizar neles a salvação.
Ao receber a Palavra e transmiti-la aos outros, João Batista realiza um gesto de generosidade e de colaboração com os planos divinos. Ele cumpre esta missão sem reservas de si mesmo e percorrendo toda a região, isto é, indo a todos.
Ele é a voz: embora não sendo mais importante que a Palavra, é muito necessária a ela para que seja comunicada a todos. Por isso, torna-se peça indispensável no projeto divino de salvar a humanidade.
A fidelidade à nossa missão também é indispensável.  Cumpri-la bem é favorecer o encontro dos homens e mulheres de nosso tempo e lugar com a Palavra doadora de sentido à existência de todos.
Sejamos, pois, corajosos em assumir a missão que o Senhor nos confia, realizando-a com nossas palavras e, sobretudo, com nossos gestos.

Pe. Edinei Evaldo Batista
Pároco

 

Voltar

 
| Política de privacidade © 2010 Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.