O Bom Deus me dá coragem na proporção dos meus sofrimentos.
Boa Tarde! São José dos Campos, segunda-feira, 23 de outubro de 2017

1º DOMINGO DA QUARESMA - CF 2013 “Fraternidade e Juventude” - Lc 4, 1-13 - Unidos a Cristo vencemos os obstáculos à fidelidade e à felicidade

17/02/2013

As tentações vividas por Jesus são um importante capítulo das narrativas evangélicas que nos ajuda a perceber que o Filho de Deus se identificou profundamente conosco, passando também pela experiência de sentir-se atraído por coisas contrárias ao projeto de Deus para a sua vida. Igualou-se a nós em nossa fragilidade, para igualar-nos a Ele em seu triunfo.
Embora a tentação não seja algo positivo, faz parte da existência do ser humano, que enquanto caminha na história é um ser incompleto e limitado.
O fato da tentação não ter poupado nem o Filho de Deus nos ensina que a tentação ainda não é pecado, mas aquilo que pode levar a pessoa a pecar, se não for vencida.
Ter que lutar contra a tentação desafia a nossa liberdade e responsabilidade para que nos tornemos colaboradores de Deus na obra de nossa salvação.
Por tal razão, muito mais do que dar-nos detalhes a respeito das tentações sofridas por Jesus, o evangelho do 1º Domingo da Quaresma nos apresenta o testemunho do Salvador, vencedor de toda e qualquer forma de tentação. Com isso nos convida a estar unidos profundamente a Ele, para ter a sua força e participar de sua vitória em nossa luta contra as tentações que nos chegam a todo momento.
O evangelho também nos faz perceber os meios que Jesus usa para combater a tentação: é guiado pelo Espírito Santo e tem intimidade com a Palavra de Deus.
Para não sermos facilmente envolvidos pelas tentações precisamos ser guiados pelo Espírito Santo, sabedoria divina que nos faz perceber a malícia que se esconde por detrás das sua belas e atraentes aparências.
Também devemos ter familiaridade com a Palavra de Deus, cuja promessa se mostra força libertadora ante as propostas que as tentações nos fazem.
Aprendamos com Jesus a fidelidade que Deus espera de nós e unidos a Ele tenhamos a força que nos faz vencedores daquilo que quer ser obstáculo em nossa  amizade com Deus.