Um só ato de amor nos fará conhecer melhor Jesus...
Bom Dia! São José dos Campos, quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
3º DOMINGO DA QUARESMA - CF 2013 “Fraternidade e Juventude” - Lc 13, 1-9 - Deus nos oferece chances de conversão e não castigos


03/03/2013

Na época de Jesus, como aliás em todos os outros tempos, as pessoas interpretavam o mal que acontecia a alguém como castigo. Foi isso que fizeram aquelas pessoas que foram comentar com Jesus o episódio do assassinato dos Galileus a mando de Pilatos.
Jesus desfaz essa interpretação e até cita outro fato, a queda da Torre de Siloé que matou dezoito pessoas, para mostrar que não é bem assim que se deve pensar.
A iniciativa de Jesus é iluminadora também para nós, que muitas vezes queremos explicar a existência do sofrimento humano interpretando-o como punição pelos pecados cometidos.
Com certeza, a nossa fé em um Deus que é misericordioso, que perdoa sempre e tudo, que faz nascer o sol e chover sobre justos e injustos, não pode permitir que pensemos dessa forma.
Embora não sejamos capazes de sempre explicar o mal e o sofrimento, não temos o direito de classificá-los como castigo. E muito menos atribuí-los a Deus.
Mas, Jesus vai além, mostrando que todas as pessoas precisam de conversão e mudança de vida, mesmo quando não são as maiores pecadoras da história.
O Salvador alerta que quando não há esforço sincero pela mudança de vida, isto é, pela conversão, pode acontecer às pessoas algo pior do que os acidentes inexplicáveis e injustos que matam os seres humanos.
Mais do que interpretar os sofrimento dos outros de maneira errada, é preciso ter os olhos abertos para o maior perigo que pode estar nos ameaçando: o pecado e suas consequências.
Aproveitando o Tempo Quaresmal que estamos vivendo, tenhamos os olhos e o coração abertos à Palavra e aos gestos de Jesus, o divino vinhateiro que cuida de nós, sua figueira, dando-nos as chances e condições para que mudemos de vida e assumamos o seu projeto que gera vida e alegria sem fim em nossa existência.

Pe. Edinei Evaldo Batista
Pároco

 

Voltar

 
| Política de privacidade © 2010 Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.