Não me inquieto, absolutamente, com o futuro...
Boa Tarde! São José dos Campos, segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
SOLENIDADE DE PENTECOSTES - Jo 20,19-23 - O Espírito Santo é a presença divina que nos conduz e configura a Cristo


19/05/2013

A solenidade de Pentecostes, celebrada neste final de semana, é a conclusão do Tempo Pascal. Nesta ocasião a liturgia atualiza, para todos os que dela participam, o envio do Espírito Santo, como primeiro e maior fruto da ressurreição de Jesus.

A obra redentora realizada por Jesus Cristo com sua vida, morte e ressurreição se completa com a chegada do Espírito Santo, prometido e enviado pelo Pai e pelo Filho como garantia de que a vida nova oferecida à humanidade vai se realizar, nem tanto pelo esforço humano, mas como dom divino.

Cristo Ressuscitado vai ao encontro dos apóstolos, ao anoitecer do domingo da Páscoa, para conceder-lhes seu Espírito, a fim de que vençam o medo, superem a tristeza, renovem a confiança em Deus e sejam capazes de continuar sua missão, anunciando com a vida e as palavras a novidade do Evangelho.

Cada vez que nos encontramos com o Ressuscitado, em nossa celebração dominical, renovamos a presença e a atuação de seu Espírito que vai nos conduzindo e nos configurando a Cristo e ao seu projeto.

O Espírito Santo é a presença divina em cada ser humano, graças ao Batismo e à Crisma, para recordar-lhe as palavras e os ensinamentos de Jesus, levando-o ao testemunho do Evangelho, que promove o crescimento pessoal e renova o a sociedade.

A solenidade de Pentecostes deve nos encher de alegria por sabermos que para a vivência da fé, para o seguimento de Jesus e para o cumprimento de nossa missão temos o auxílio divino na pessoa do Espírito Santo. Quem nos acompanha e nos faz capazes de ser discípulos-missionários de Jesus cristo é Deus mesmo.

Deve também nos fazer mais agradecidos ao Espírito Santo, levando-nos ao reconhecimento de que tudo o que somos e fazemos é dom que Ele nos faz, é graça que Ele realiza em nós.

Por fim, esta solenidade nos convida a estarmos mais abertos ao Espírito Santo, para que não encontre resistências ao seu trabalho em nós e faça crescer cada vez mais a nossa identificação com Cristo.

 

Pe. Edinei Evaldo Batista

Pároco

 

Voltar

 
| Política de privacidade © 2010 Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.