Vou me contentar em seguir Jesus em seu caminho doloroso.
Boa Tarde! São José dos Campos, quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE - Jo 16,12-15 - A Santíssima Trindade nos ensina a viver no amor

26/05/2013

Neste domingo glorificamos a Deus Uno e Trino, reconhecendo-o como Comunidade de Amor, por quem fomos criados e para quem caminhamos através da estrada da fé.

Por tratar-se de um mistério, a Santíssima Trindade, não é objeto de nossa inteligência, mas sim de nossa contemplação, a fim de que, vislumbrados pela beleza e pela grandeza divinas sejamos envolvidos e transformados por elas.

Contemplar a Trindade não nos leva a compreendê-la, mas sim a nos identificar com o seu significado: criados pelo Deus-Amor, só nos realizamos se vivermos o amor como vocação e missão.

A vida trinitária nos ensina que em Deus há unidade na diversidade, como fruto do amor. A identidade divina, assim compreendida, convida-nos a fazer a experiência de sermos unidos entre nós, apesar de sermos tão diferentes, por meio do amor, característica dos discípulos de Jesus Cristo.

A onipotência divina se mostra exatamente no fato de Deus ser Trindade. Cada uma das pessoas trinitárias é plenamente divina e convivendo com as outras não o faz por necessidade, mas como transbordamento de si, ou seja, saída em direção ao outro num gesto de puro amor.

Deus pode tudo porque é amor e não porque tem poder.

Também para nós, o amor faz com que tudo seja possível: a transformação de nós mesmos e dos outros, a partilha, o serviço, a doação da própria vida etc. É o amor que nos faz capazes de viver saindo de nós mesmos e colocando-nos no rumo dos outros para fazê-los felizes e sermos também felizes como consequência dessa iniciativa.

Que a Solenidade da Santíssima Trindade desperte em nós o crescente desejo de conhecer, amar, servir, seguir e anunciar o Deus diferente que se revela a nós como família unida e sustentada no amor.