Guardar a palavra de Jesus, eis a única condição de nossa felicidade.
Boa Tarde! São José dos Campos, segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Qual a diferença entre bispo e arcebispo?

02/06/2013

Todos os que recebem a ordenação episcopal, tornam-se bispos. Esta condição faz dessas pessoas pastores da Igreja, destinados para o governo de uma diocese ou arquidiocese, enquanto sucessores dos Apóstolos. Um bispo pode ser o Bispo Diocesano (1º responsável pela Diocese) ou o Bispo Auxiliar.

Uma Arquidiocese é uma Diocese que está na coordenação de um grupo de outras dioceses, formando com elas uma Província Eclesiástica. Em nosso caso, as dioceses de São José dos Campos, Taubaté, Caraguatatuba e Lorena são coordenadas pela Arquidiocese de Aparecida. Nesse caso, o bispo que está no governo de uma arquidiocese é chamado arcebispo e este título significa que ele é o líder daquela Província e encarregado de resolver algumas questões específicas, quando as houver. O arcebispo é também chamado Metropolita.

Na verdade, a diferença está apenas no nome e na responsabilidade que é confiada ao arcebispo, enquanto  coordenador de uma Província, mas o arcebispo é bispo como os outros, possuindo a mesma dignidade e o mesmo poder sacramental.