E minha vida é um ''único ato de amor!
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 17 de outubro de 2017

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO, APÓSTOLOS - Dia do Papa Mt 16,13-19 - Pedro e São Paulo, exemplos de uma fé viva, testemunhada até o extremo

30/06/2013

A solenidade de São Pedro e São Paulo celebra o martírio destes dois Apóstolos, como ponto alto da vivência da fé em Jesus Cristo. Esse testemunho é o alicerce sólido sobre o qual a Igreja fundada por Jesus Cristo vem sendo edificada há mais de dois mil anos.

A cada ano, no domingo seguinte ao dia 29 de junho, a liturgia faz memória do martírio de Pedro e Paulo, colocando diante dos olhos dos apóstolos de hoje, que somos nós, o exemplo da coragem que eles tiveram de levar a fé até às últimas consequências, convidando-nos a fazer o mesmo.

O tempo em que vivemos também exige dos seguidores de Jesus Cristo uma fé madura, testemunhada em atos e atitudes e vivida até ao extremo para que a caminhada da Igreja seja cada vez mais firme e frutuosa.

Embora o martírio de Pedro e Paulo não tenha acontecido no mesmo dia, a Igreja celebra este fato na mesma data por considerar que estes dois homens, tão diferentes em suas características e qualidades, se identificam no compromisso com Jesus e seu Evangelho.

Em Pedro e Paulo encontramos uma indicação segura para irmos além das diferenças que existem entre nós, unindo-nos na fidelidade ao que Jesus nos ensina.

Depois de ter negado Jesus por três vezes, Pedro amadureceu na fé e cresceu de tal maneira que chegou ao supremo testemunho desta virtude. Com isso aprendemos que embora sejamos pecadores, podemos melhorar e, com esforço, ir em frente para nos tornar verdadeiras testemunhas de Jesus Cristo com nossa vida.

Paulo, depois de ter conhecido Jesus Cristo, que veio ao seu encontro e se identificou com os cristãos que ele perseguia, passou a ser um incansável anunciador do Evangelho, sobretudo aos pagãos. Se num determinado tempo foi perseguidor de cristãos, num outro tempo providencial, foi gerador de novos e numerosos seguidores daquele que assumiu como seu Senhor. Com ele aprendemos que o encontro pessoal com Jesus Cristo pode nos transformar profundamente.

A liturgia deste dia nos ajude a encontrar em São Pedro e São Paulo, além de dois intercessores de nossa missão, dois exemplos de vida e de fé a serem seguidos por nós.

Arquivos disponíveis:

01-07 - 07-07.pdf