Jesus não quer que eu reclame o que me pertence; isso deveria parecer-me fácil e natural pois nada me pertence.
Bom Dia! São José dos Campos, quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Quais são os dogmas marianos?

19/08/2013

A Igreja católica afirma 4 verdades acerca de Maria, que são privilégios concedidos a Ela, por Deus, como fruto da obra redentora de Jesus Cristo.

Assim, a Igreja crê que Maria foi concebida sem o pecado original, em previsão dos méritos de Cristo. Esse é o dogma da Imaculada Conceição, declarado em 1854 e celebrado no dia 08 de dezembro.

A Igreja afirmou no Concílio de Éfeso, em 431, que Maria é Mãe de Deus. Esse é o dogma da Maternidade Divina, celebrado no dia 01 de janeiro.

A Virgindade Perpétua de Maria é outro dogma mariano, sem uma declaração explícita e sem uma celebração específica, mas sempre acreditado pela Igreja, desde seus inícios.

O quarto dogma mariano é a Assunção de Nossa Senhora, declarado em 1950 e celebrado a 15 de agosto. No Brasil, porém, esta celebração é transferida para o domingo seguinte ao dia 15 de agosto.