Não prefiro nem morrer nem viver... O que o Bom Deus prefere e escolhe para mim, eis o que me agrada mais.
Bom Dia! São José dos Campos, quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
O que é “Infalibilidade Papal”?


20/10/2013

Trata-se de um dogma da Igreja Católica, declarado no Concílio Vaticano I e que diz respeito à missão do Papa que é incontestável quando este se pronuncia acerca de questões de fé e de moral.
O Papa é o sucessor de Pedro, o líder da Igreja Católica, escolhido por obra do Espírito Santo para mantê-la na fidelidade ao seguimento de Cristo.
Embora seja um ser humano como todos os demais, na função que desempenha o Papa é assistido especialmente pelo Espírito Santo para que seu ensinamento esteja de acordo com a vontade de Deus. No tocante às questões de fé e de moral, quando o Papa fala como chefe visível da Igreja de Cristo (Ex Cathedra, isto é, como sucessor de São Pedro), o faz sem possibilidade de erro.
É claro que quando o Papa faz um pronunciamento desse tipo ele é assessorado por teólogos e especialistas que o ajudam na compressão daquilo que se declara como verdade divina.
Diante disso cabe-nos a atitude de fé e a obediência filial, como acolhimento da verdade divina, expressa em seus ensinamentos.

Pe. Edinei Evaldo Batista
Pároco

 

Voltar

 
| Política de privacidade © 2010 Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.