Já que a verdade brilha aos seus olhos, não fuja da sua luz.
Boa Tarde! São José dos Campos, segunda-feira, 23 de outubro de 2017

10/11/2013 - 32º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Lc 20,27-38 - Nós cremos na ressurreição da carne e na vida eterna!

10/11/2013

O evangelho deste domingo nos coloca diante de uma verdade fundamental de nossa fé: a ressurreição da carne.
Aquilo que Jesus diz aos saduceus nos faz compreender mais claramente o que isso significa e o quanto esta verdade pode ser iluminadora de nossa vivência no mundo, enquanto aguardamos a vida eterna.
Há muitas pessoas que pensam a ressurreição como retorno à vida terrena e a vida eterna como simples continuidade melhorada da história. No tempo de Jesus também era assim.
No evangelho deste domingo aparece um grupo de pessoas, do tempo de Jesus, que nem sequer acreditava na ressurreição: os saduceus. Eles fazem uma pergunta a Jesus não com a intenção de esclarecimento, mas como um deboche. Querem, na verdade, colocar Jesus em dificuldade.
Ao responder-lhes, Jesus lhes mostra, e também a nós, que a ressurreição não é o retorno à vida, como mera continuação, mas o alcance daquilo que de melhor o amor de Deus preparou para aqueles que Ele ama.
É próprio do amor ser criativo e procurar fazer o melhor para os outros. Como Deus é amor, o que Ele preparou para os seus filhos é o que se pode esperar de mais perfeito, ainda que não seja possível descrever em linguagem humana.
A missão de Jesus não é dar detalhes antecipados da vida eterna, como se estivesse fazendo propaganda para atrair candidatos ao céu.
À felicidade celeste se chega pela fé. Jesus afirmou: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais" (Jo 11,25-26).
Portanto, é confiando na palavra de Jesus e colocando-a em prática que se vai trilhando o caminho que leva à posse daquilo que Deus preparou para aqueles que Ele ama.
Crer na ressurreição da carne não é viver tentando decifrar como será a eternidade, mas preocupar-se em viver bem aqui e agora, agir em vista daquilo que nos espera e preparar-se devidamente para isso.
Crer na vida eterna é o que distingue os cristãos dos outros seres humanos, pois nos dá certeza de que unidos a Cristo estamos destinados a viver para sempre em sua companhia.

Arquivos disponíveis:

04-11 - 10-11.pdf