O Bom Deus me dá coragem na proporção dos meus sofrimentos.
Boa Tarde! São José dos Campos, quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

2º DOMINGO DO ADVENTO - SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA - Lc 1,26-38 - Porque nos ama Deus nos livra do pecado

08/12/2013

Em 1854, o Papa Pio IX proclamou o dogma da Imaculada Conceição. Fez isso depois de consultar os bispos do mundo inteiro e confirmar que toda a Igreja acreditava, desde seus inícios, que Maria foi redimida já na sua concepção.

No Evangelho deste domingo vemos o Anjo chamar Maria de “cheia de graça”. Nas palavras bíblicas encontramos a base da verdade expressa pela proclamação da Imaculada Conceição: “A beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original” (Texto da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição).

Dizer que Maria é a Imaculada Conceição significa afirmar que ela é sem mácula, isto é,  sem mancha de pecado, desde sua conceição (concepção). Isso equivale a dizer que ela foi cumulada de graça por Deus, desde o início de sua existência.

Deus fez isso porque pode e porque quis, porém, como fruto antecipado da obra redentora de Jesus Cristo e expressão de seu poder e de sua vontade amorosa, que são infinitos.

O que se realizou em Maria é sinal e anúncio do que Deus quer realizar em todos nós: pela mesma graça de Cristo, nos libertar do pecado para que O sirvamos no amor e na alegria, com o jeito de Maria.

Ela nos mostra que a santidade não é uma conquista meramente humana, como resultado do esforço de heróis, mas dom concedido por Deus, como pura graça, ao qual devemos apenas nos abrir com humildade e acolhimento.

Mas, Maria também nos ensina a corresponder ao dom divino com o compromisso de viver unidos a Cristo e sempre conduzidos pela sua Palavra colaborar com nosso crescimento na santidade.

Que a celebração da Solenidade da Imaculada Conceição nos ajude a nos preparar melhor para Cristo e seu plano em nós.

Arquivos disponíveis:

02-12 - 08-12.pdf