Prestai atenção ao que faz Maria; imitai-a... e esse Deus de bondade recompensará vossa fé.
Boa Tarde! São José dos Campos, segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
3º DOMINGO DO ADVENTO - Mt 11,2-11 - Mostrar a presença e atuação de Deus por meio das obras


22/12/2013

No Evangelho deste domingo, João Batista manda perguntar a Jesus se ele é o Messias aguardado ou não. Por que João fez isto?
Jesus, por um lado se mostra portador de uma mensagem nova: fala de amor, de perdão, de fraternidade, de confiança em Deus. É um homem livre e pobre que se coloca ao lado dos mais fracos. Por outro, não é enérgico como se acreditava que seria o Enviado de Deus. João e seus discípulos acham Jesus muito bonzinho. Por isso surge a dúvida se Ele é o Messias ou se deve ser esperado outro.
A dúvida de João é imagem da dificuldade que muitos de nós temos em reconhecer a presença e a atuação de Deus em nossa vida. Acontece que queremos que Deus aja de maneira espetacular, fazendo milagres, modificando rapidamente as coisas e até eliminando as pessoas que não atuam corretamente e complicam a vida dos outros. Mas Ele age de outra maneira, contrariando nossas expectativas. Sua bondade para com os maus nos incomoda. Seu silêncio diante do sofrimento e da miséria humanos, nos fazem questionar se Ele realmente está conosco.
A resposta de Jesus não é uma afirmação teórica, mas a ordem para que contem a João sobre os frutos da missão que Ele está realizando: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados.
Com o modo de Jesus responder à pergunta que João mandou lhe fazer aprendemos que a manifestação da autoridade de Deus sobre a história não acontece por meio de discursos, mas de obras em favor dos mais necessitados.
Muito mais do que ver milagres, devemos querer compreender a proposta de salvação que Jesus nos traz, no sentido de fazer-nos homens e mulheres com um coração novo, semelhante ao seu.
Para que o mundo creia que Jesus está vivo e atuante na história, é fundamental que nós, seus seguidores sejamos pessoas mais comprometidas com os últimos da sociedade, a fim de mostrar em obras a salvação que o Filho de Deus veio trazer para todos.
A comunidade cristã é continuadora da obra de Jesus e manifestará que Ele é o Cristo na medida em que se preocupar com aqueles que estão nas periferias da realidade.

Pe. Edinei Evaldo Batista
Pároco

 

 
Arquivos disponíveis:

02-12 - 08-12.pdf

09-12 -15-12.pdf

16-12 - 22-12.pdf

23-12 - 29-12.pdf

30-12 - 05-01-2014.pdf

Voltar

 
| Política de privacidade © 2010 Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.