Como estou longe de ser conduzida pela via do temor, sei sempre encontrar o meio de ser feliz e aproveitar de minhas misérias.
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 17 de outubro de 2017

4º DOMINGO DO ADVENTO - Mt 1, 18-24 - São José, testemunho de fé no silêncio e na obediência a Deus

22/12/2013

O 4º domingo do Advento nos apresenta o Evangelho que narra a concepção de Jesus, por obra do Espírito Santo. Com isso, somos melhor preparados para celebrar o Santo Natal, crendo que Aquele cujo nascimento festejamos não é somente um ser humano admirável, mas o Filho de Deus que vem para junto de nós, ser nosso Salvador.
Lendo e refletindo este Evangelho somos estimulados a uma atitude de fé, semelhante à de Maria e à de José.
Neste ano lemos o Evangelho de Mateus, que dá especial ênfase à participação de São José no mistério da Encarnação do Verbo.
Ao saber da gravidez de Maria, José pensou em abandoná-la secretamente, não porque suspeitasse de sua fidelidade, mas porque se considerava inadequado ao projeto divino.
Longe de fazer-nos pensar que estivesse fugindo do compromisso com Deus, sua atitude revela sua humildade e santidade: José sabia-se muito pequeno para algo tão grande.
Entretanto, através do anjo que lhe aparece em sonho, Deus ajuda José a compreender o significado de seu projeto e lhe dá a graça necessária para que aceite colaborar com ele.
Deste modo a fé de José mostra-se madura, pois tão logo acorda, faz conforme o anjo lhe havia indicado, aceitando Maria como esposa.
Também para nós Deus tem planos grandiosos, diante dos quais nos consideramos pequenos e indignos. Entretanto, no caminhar com o Senhor, ouvindo sua Palavra e alimentando-nos da Eucaristia, somos esclarecidos e capacitados a dizer-lhe sim, a fim de que seus projetos se realizem em nossa vida.
Com o olhar atento às atitudes de São José, acolhamos a alegria do anúncio de que o Salvador está bem perto de nós e façamos aquilo que nos cabe para recebê-Lo com fé e comunicar sua presença e seus frutos a quantos ainda não O conhecem.

Arquivos disponíveis:

02-12 - 08-12.pdf