O mérito não consiste em fazer nem em dar muito, mas, antes, em receber, em amar muito!
Boa Tarde! São José dos Campos, quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA, JESUS, MARIA E JOSÉ - Mt 2,13-15.19-23 - A Sagrada Família é escola de famílias santas -

29/12/2013

Neste domingo a liturgia celebra a Sagrada Família colocando diante de nossos olhos a família de Jesus como testemunho para nossa vivência familiar. Aprendamos com ela o caminho para santificar nossas famílias.

Por causa da perseguição desencadeada por Herodes, Deus orienta José para que fuja com Maria e Jesus para o Egito. Depois da morte de Herodes Deus comunica a José que retorne para a terra de Israel. Ante o medo que surgiu em José por causa de Arquelau que reinava no lugar de Herodes, novamente Deus conduz os passos da Sagrada Família rumo à segurança e ao cumprimento de seu plano. Deus faz tudo isso porque naquela família está o seu Filho.

O que aprendemos com tudo isso?

Quando colocamos Jesus como o centro de nossa família, Deus nos conduz, alertando-nos para os perigos que podem nos afetar e direcionando-nos para a alegria e a paz duradouras.

Embora não se fale diretamente das virtudes dos membros da Sagrada Família podemos vê-las nas entrelinhas do Evangelho.

Em primeiro lugar está a obediência de José à Palavra de Deus. Tão logo ouve o que o anjo diz, coloca em prática o que lhe é indicado. Para que nossas famílias sejam santas, seus membros devem ser praticantes da Palavra de Deus. Somente a Palavra criadora, pode recriar corações que se amam, se entendem, se ajudam, se perdoam, se unem para formarem famílias como a de Jesus.

Citada como “mãe do Menino”, Maria nos aparece como mulher silenciosa. Ensina-nos que o silêncio é condição de escuta, é espaço para o outro, é a melhor atitude diante daquilo que não entendemos ou não têm solução imediata. O silêncio edifica, pois nos preserva de usarmos as palavras como armas destruidoras.

Em Jesus se destaca a humildade do Criador que se faz criatura, do Senhor se faz dependente. A humildade é a virtude de quem se faz pequeno e não oferece resistência, mas com confiança se deixa conduzir. Com humildade cada membro da família há de se tornar o jardim no qual germina harmonia, respeito e crescimento em todos o sentidos.

Contemplemos a Sagrada Família, conduzida por Deus na terra para ser lugar de experiência e de comunicação do Céu, para que o mesmo aconteça com as nossas famílias.

Arquivos disponíveis:

02-12 - 08-12.pdf