O apostolado da oração não é, por assim dizer, mais elevado do que o da palavra?
Bom Dia! São José dos Campos, quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

O que significa Liturgia?

26/01/2014

Ao longo de 2014, a Catequese Semanal será sobre a Liturgia da Missa, para que toda a comunidade possa compreender melhor os gestos e símbolos da Liturgia Eucarística.

Liturgia é uma palavra composta pelos termos laós (povo) + ergon (ação), tirados da língua grega e tem o significado de Ação do povo em relação a Deus (louvor, gratidão) ou Ação de Deus em favor do povo (santificação).
A liturgia é sempre celebração, no sentido de engrandecimento de Deus e de suas ações em favor do seu povo e também ocasião de contato com Deus, por meio do qual se obtém a santificação pessoal e comunitária. Por isso, a liturgia deve ser caracterizada pela alegria e pela participação de todos, para ser, de fato, celebração.
A alegria se mostra na motivação, no interesse e no esforço com que cada pessoa participa da liturgia, fazendo-se, de fato presente, e a participação pelo envolvimento na celebração através das respostas, do canto e da realização dos gestos comuns de cada momento (silenciar, sentar, ficar em pé, ajoelhar, levantar os braços, caminhar etc).
Quando há presença verdadeira na liturgia e envolvimento com todos os elementos realmente as pessoas celebraram o culto divino e avançaram em seu processo de santificação.

Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus
Diocese de Saõ José dos Campos - SP