Eu não lamento a vida, oh, não!
Bom Dia! São José dos Campos, quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

O que é Liturgia Eucarística?

02/02/2014

Ao falar de Liturgia Eucarística estamos nos referindo à celebração da missa, distinguindo-a das outras celebrações litúrgicas (Batismo, Casamento, Confissão, Crisma, Ordem e Unção dos Enfermos).
Liturgia Eucarística, portanto, é o conjunto de palavras, gestos, ações e momentos da missa, que atualiza o sacrifício de Jesus no Calvário e nos faz participantes dos seus frutos, isto é, da salvação.
A missa é celebrada por todos os que estão presentes no local onde ela acontece, mas costuma-se falar que o padre é o presidente da celebração, enquanto a dirige; e o povo constitui a assembléia litúrgica, que participa e também celebra. Por isso, é incorreto dizer que o padre celebra a missa e o povo somente a assiste.
Podemos dividir a liturgia da missa em duas partes: Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística, sendo que são precedidas dos ritos iniciais e encerradas com os ritos finais.
Entretanto, a missa é um ato único que presta louvor a Deus e santifica o ser humano, o seu significado e os seus efeitos estão em todos os seus momentos e partes, formando uma unidade de sentido.

Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus

Diocese de São José dos Campos - SP