Vou me contentar em seguir Jesus em seu caminho doloroso.
Bom Dia! São José dos Campos, quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Qual o significado das 3 leituras bíblicas nas missas dominicais?

16/02/2014

A liturgia da Palavra é organizada de modo que recordemos as promessas divinas, vejamos sua realização e nos comprometamos em vivê-las, em nosso tempo.
A 1ª leitura, normalmente é tirada do Antigo Testamento e tem o caráter de promessa. Fala daquilo que Deus prometeu ao seu povo por meio dos profetas ou dos gestos as personagens que simbolizam Cristo e sua obra. Contudo, no Tempo Pascal, a 1ª leitura é tirada dos Atos dos Apóstolos e mostra os frutos da ressurreição de Cristo (conversões, formação de comunidades e difusão do Evangelho).
O Evangelho mostra a realização das promessas divinas em Jesus Cristo, por meio de seus gestos e palavras. É por isso que a proclamação do Evangelho é precedida por ritos próprios: procissão, canto de aclamação, velas ao lado do ambão, incensação do Evangeliário, bênção para o diácono proclamar o Evangelho, saudação.
A 2ª leitura, em geral um trecho das cartas de São Paulo ou dos Apóstolos (Pedro, João, Tiago), fala da vivência das comunidades cristãs da antiguidade e ensinam-nos que como seguidores de Jesus devemos imitar suas práticas positivas e combater aquilo que não nos caracteriza como comunidade do Ressuscitado.

Pároco Paróquia santa Teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP