Um só ato de amor nos fará conhecer melhor Jesus...
Boa Tarde! São José dos Campos, segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Qual o significado da Apresentação das Oferendas?

09/03/2014

Esse é o momento em que a comunidade apresenta a Deus, através do presidente da celebração, o pão e o vinho para serem transformados no Corpo e Sangue de Jesus. O pão e o vinho são frutos da natureza e do esforço humano que na força do Espírito Santo se tornarão o alimento sagrado dos filhos de Deus. São, portanto, dons divinos que se tornarão o Divino dom (Eucaristia).
Depois da preparação do altar pelo próprio padre ou pelo diácono ou pelo acólito, o presidente da celebração, elevando a patena com o pão e depois o cálice com vinho, reza em voz baixa: "Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão/vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da terra/ da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós vai tornar-se o pão da vida/ o vinho da salvação".
Enquanto isso é feito, o povo também faz a oferta de dinheiro (dízimo ou ofertas) ou de gêneros (alimentos, roupas para bebês, prendas para quermesse, fraldas descartáveis ou outras coisas). Tanto a apresentação das oferendas quanto a oferta de dinheiro ou gêneros é participação da comunidade entrega de Cristo sobre o Calvário, que se transformou em benefício, isto é, salvação para toda a humanidade.

Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP