É muito doce a gente se sentir fraco e pequeno!
Boa Tarde! São José dos Campos, segunda-feira, 23 de outubro de 2017

09/03/2014 - 1º DOMINGO DA QUARESMA - Mt 4,1-11 - Guardar a Palavra para que ela nos guarde de cair em tentação

09/03/2014

Em seu caminho de fidelidade a Deus Jesus sentiu, muitas vezes, a vontade de tomar a direção contrária. Esse desejo, que também nós sentimos, é chamado tentação e sua origem é o mal, que pode estar fora de nós, nas propostas que nos são feitas pelo mundo com seus atrativos e sua mentalidade ou dentro de nós, nos sentimentos e desejos, pouco ou nada afinados com o pensamento de Deus.
O Evangelho deste domingo nos apresenta, de modo resumido, as tentações que Jesus viveu ao longo de sua vida terrena, para nos mostrar que como seus seguidores não estaremos livres dessa experiência, mas deveremos enfrentar forças contrárias àquilo que Ele nos pede, ensina e exige.
A Palavra de Deus nos ilumina para que não fiquemos desanimados por sermos humanos e, portanto, marcados pela fragilidade e expostos às tentações. No fato de Jesus ter passado pela experiência de ser tentado, vemos o testemunho de que ele foi profundamente humano e viveu nossa vida por inteiro.
Mas, o Evangelho do 1º Domingo da Quaresma ensina-nos, ainda, que mesmo sendo humano e frágil, Jesus estava em profunda sintonia com Deus e graças a isso pode manter-se fiel a Ele. Assim como Ele se igualou a nós na fragilidade, devemos nos igualar a Ele na fidelidade.
Apesar de estar fragilizado pelo jejum, Jesus se mostra forte contra as propostas que o mal lhe faz porque seu pensar e seu agir estavam alicerçados na Palavra de Deus, acolhida e guardada em seu coração.
Para sermos fortes na luta contra as tentações e sairmos vencedores precisamos fincar nossas raízes existenciais na Palavra de Deus que direciona os nossos passos e nos protege de cairmos no domínio do mal.
Deus quer nossa felicidade e nossa liberdade e nos propõe como caminho para isso a sua Palavra que nos comunica sua bondade e os seus planos para nossa vida, mas também nos apresenta os critérios para sermos membros de sua família.
Não tenhamos medo de nos comprometer com aquilo que a Palavra de Deus nos ensina e pede, pois mesmo que sejam coisas exigentes, têm a missão de nos proteger contra o mal que quer nos dominar.

Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP