O Bom Deus me dá coragem na proporção dos meus sofrimentos.
Boa Tarde! São José dos Campos, quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

16/03/2014 - 2º DOMINGO DA QUARESMA - Mt 17,1-9 - Conduzidos por Jesus, caminhamos para a transformação

16/03/2014

O segundo domingo da Quaresma nos apresenta a transfiguração de Jesus como modelo do itinerário que devemos fazer ao longo de nossa vida: deixar-nos conduzir por Jesus para chegar à transformação que manifesta a glória de Deus que está escondida em nós.
O Evangelho começa dizendo que Jesus levou Pedro, Tiago e João a uma alta montanha e ali foi transfigurado diante deles.  Vemos, em primeiro lugar, que os discípulos foram conduzidos por Jesus e, em consequência, puderam contemplá-lo glorioso. Até então, eles conheciam Jesus como um simples ser humano, ainda que admirável pelas suas atitudes. A partir daquele momento eles começam a entender que por trás da humanidade de Jesus se esconde algo maior. Esta experiência crescerá ao longo da caminhada que farão com o Mestre, dando-lhes a graça de perseverar em sua companhia, força para permanecer firmes na hora da cruz e sabedoria para realizar a missão que lhes será confiada.
Para chegarem à montanha e poderem contemplar Jesus glorioso tiveram que deixar-se conduzir pelas suas palavras e pelos seus gestos. Assim deve ser conosco. É por isso que a voz vinda do Céu os convida, e também a nós, a escutar o Filho Amado do Pai. Na medida em que ouvimos Jesus e deixamo-nos guiar pelo seu modo de ser e agir, tornamo-nos seus companheiros de vida e missão. Com isso vamos sendo transformados e ganhando a capacidade de responder a tudo o que nos acontece com a força e a criatividade que vem do Cristo Glorioso presente e atuante em nós.
O Evangelho narra ainda que os discípulos ficaram assustados com tudo o que aconteceu. De fato a experiência de Deus é algo que nos assusta e nos faz ter dificuldade de fazê-la de modo profundo. Trata-se de algo novo para nós. Mas, Jesus vai em auxílio dos discípulos, tocando neles e incentivando-os a se levantarem e vencer o medo.
Assim acontece conosco: diante de nossa dificuldade em entrar em comunhão profunda com Deus, somos tocados pelo Senhor através dos sacramentos, de pessoas e de situações que nos encorajam a seguir em frente e a ser mais fortes do que o medo.
Estejamos atentos para que o Senhor que vem ao nosso encontro e nos liberta do medo e do desânimo não passe despercebido aos olhos da nossa fé. Que nossa falta de atenção não atrase o nosso processo de transfiguração.

Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP