Só temos o curto instante da vida para dá-lo ao Bom Deus...
Bom Dia! São José dos Campos, quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Por que o padre lava as mãos após a apresentação das oferendas?

16/03/2014

Esse gesto, no início da Igreja, tinha o sentido de higiene, uma vez que os fieis faziam a oferta de gêneros alimentícios e animais vivos, que depois de recebidos pelo presidente da celebração eram consumidos pelo ele próprio e pelos pobres. Após receber tais ofertas, portanto, era necessário que o padre lavasse as mãos para continuar a celebração.
Hoje não é mais assim, por isso tal gesto, embora conservado na liturgia, passou a ter um significado ritual, isto é, passou a simbolizar a atitude interior de purificação.
Ao fazê-lo o padre reza: "Lavai-me, Senhor das minhas faltas e purificai-me dos meus pecados". Como representante da assembleia ele pede a Deus a graça de uma purificação interior para oferecer o sacrifício com um coração limpo. Embora o povo não participe deste gesto, é importante que, sabendo o seu significado, se inclua nele e enquanto canta, deseje essa purificação do coração para celebrar bem o Mistério Eucarístico.

Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP