Sim, tudo está bem, quando só se busca a vontade de Jesus.
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 17 de outubro de 2017

3º DOMINGO DA QUARESMA - Jo 4,5-15.19b-26.39a.40-42 - No verdadeiro encontro com Jesus tornamo-nos portadores da alegria do Evangelho para os outros

23/03/2014

O encontro de Jesus com a samaritana, à beira do poço, é um episódio muito significativo para a nossa vida. Ele nos ajuda a compreender a centralidade de Jesus na história da pessoa de fé: Ele é a água viva que sacia a sede profunda de sentido que existe no ser humano e quem o encontrou se torna um anunciador dEle.
A iniciativa de Jesus, ao pedir água à samaritana, mostra o seu desejo de entrar em sua vida para transformá-la. Seu gesto é provocativo e quer fazer com que a sede existente naquela mulher seja mais profunda: passe da necessidade de água (h2O) para a necessidade de sentido que somente Ele pode satisfazer. Abrindo-a à compreensão de sua pessoa, Jesus abre-a à felicidade verdadeira.
Depois de trilhar um caminho pedagógico conduzido por Jesus, a mulher samaritana chega à conclusão de que Ele é o Messias aguardado e vai até a cidade contar isso aos outros samaritanos. Vemos aqui que toda pessoa que se encontrou verdadeiramente com Jesus torna-se missionária, isto é, sai a anunciar aos outros a experiência que fez. Por tal razão, o Papa Francisco afirma: “Os cristãos têm o dever de anunciá-lo, sem excluir ninguém, e não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem partilha uma alegria, indica um horizonte estupendo, oferece um banquete apetecível” (Evangelii Gaudium, 14).
Os samaritanos ouviram falar de Jesus pela mulher que O conhecera à beira do poço, mas, depois, fizeram a experiência de conviver com Ele por dois dias e, por isso, dirigindo-se a ela afirmaram: “Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmo ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo” (v.42). O papel dos batizados é anunciar Jesus Cristo a todos, por todos os meios possíveis e honestos, mas é a experiência pessoal de encontro com Ele que faz nascer a fé e inaugura uma vida nas pessoas.
Aprendamos com o episódio da samaritana que Jesus se aproxima de nós, cada dia, e nos interpela a fim de que cresça em nós a sede que temos dEle e o reconheçamos como o único que pode dar sentido à nossa existência. Na experiência do encontro com Ele tornemo-nos felizes e missionários, levando a todos a alegria que nasce do Evangelho e permanece para sempre nos corações, rejuvenescendo-os.

Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP