Prestai atenção ao que faz Maria; imitai-a... e esse Deus de bondade recompensará vossa fé.
Boa Tarde! São José dos Campos, segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Pastoral da saúde

30/04/2009

Coordenador:  José Braz Camargo

Vice- coordenador (a) :Maria Inês Vilhena

Reuniões 4ª quarta-feira do mês ás 19h:00 na capela São Bento.

Objetivo: Conscientizar sobre os direitos e deveres de lutar por condições mais humanas de vida: terra, trabalho, salário justo, habitação, alimentação, lazer, transporte, educação, saneamento básico, prevenção de doenças e preservação da natureza; Incentivar o povo a ser sujeito de sua própria saúde e a conscientizar-se de que esta é uma tarefa pessoal, familiar e coletiva; Resgatar e valorizar de maneira crítica a cultura do povo, relacionada com a utilização de dons que a mãe natureza oferece; Defender a saúde, a ecologia e denunciar tudo o que atente contra a vida e a dignidade humana; Promover e animar a promoção de grupos, movimentos e organismos comprometidos com o mundo da saúde; Participar ativa e criticamente das instituições oficiais que decidem a política de saúde no pais, no estado e no município; Colaborar e participar na promoção da saúde, apoiando programas, projetos e organizações comprometidos nesse trabalho; Contribuir para a humanização das estruturas, das instituições e dos profissionais da saúde, resgatando os valores humanos, éticos e cristãos; Visualizar, a luz da fé e da pessoa de Jesus, a realidade da saúde, a realidade da saúde e da enfermidade, da vida e da morte, as implicações da ciência e da tecnologia no mundo da saúde; Promover a capacitação, a formação integral e permanente dos agentes de Pastoral; Ajudar os doentes, seus familiares e todos os que os assistem a descobrir o verdadeiro sentido da dimensão celebrativa e sacramental da fé e especialmente dos sacramentos da Penitência, Eucaristia e Unção dos enfermos, com uma adequada catequese.

Compromisso: Ajudar o povo a ser sujeito na conquista de sua saúde, promovendo a educação para atingi-la por meio de encontros de grupos, Semana da Saúde, uso dos meios de comunicação da comunidade; Dar apoio às organizações do povo para que possam reivindicar seu direito à saúde; Incentivar e apoiar organizações da Igreja no atendimento aos carentes; Estimular os profissionais da saúde a prestarem serviço de educação e assistência à saúde em comunidades carentes.
Inserido na Comissão de Serviço da Caridade, Justiça e Paz.