Enfim, pus mão à obra e tinha tanta boa vontade que consegui perfeitamente.
Bom Dia! São José dos Campos, quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

O QUE É DOXOLOGIA FINAL?

20/04/2014

É a conclusão da Oração Eucarística, isto é, o "Por Cristo, com Cristo e em Cristo...".
A palavra doxologia significa glorificação e indica que tudo o que foi rezado até então se dirige ao Pai, por meio de Cristo, em união com Ele e na força do seu gesto de entrega. Esse é o verdadeiro ofertório da missa, quando, por meio do presidente da celebração se oferece Cristo ao Pai e junto com Ele toda a assembleia, com suas preces de louvor, gratidão ou entrega.
A doxologia final deve ser solene e, por isso, sempre cantada, mas somente pelo presidente da celebração. A parte que cabe ao povo é o Amém que também deve ser sempre cantado, mesmo quando o presidente da celebração não cantar sua parte.
Quando se canta ou se reza a doxologia muitas pessoas fazem o gesto de estender a mão em sentido de oferta de si mesmas junto a Cristo. Embora isso não esteja errado sob o ponto de vista moral, não se trata de um gesto litúrgico da assembleia e, por isso, deve ser evitado.

Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP