Ele quem me instruiu dessa ciência que esconde dos sábios e dos pedantes e revela aos menores...
Boa Tarde! São José dos Campos, segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Crer na ressurreição de Cristo é caminhar na alegria e no compromisso

20/04/2014

A celebração anual da ressurreição de Jesus nos coloca em contato com a verdade fundamental de nossa fé: Cristo ressuscitado é a garantia de nossa ressurreição!
Embora vivamos num mundo marcado por tantas dificuldades e sofrimentos que fazem-nos pensar que estamos destinados à morte, trazemos dentro de nós a certeza de que, graças ao nosso batismo, estamos unidos ao Cristo Glorioso e já participamos da sua vitória sobre o pecado e sobre o mal. Unidos ao Ressuscitado nós já somos possuidores da ressurreição.
A Páscoa nos ajuda a tomar consciência dessa verdade, gerando em nós a gratidão por tamanho dom e o empenho para que os frutos da ressurreição se manifestem em nossa vida cotidiana trazendo alegria e renovação para nós mesmos, para as outras pessoas e para todas as circunstâncias da história.
A ressurreição de Jesus não é o simples retorno à existência terrena, como foi o caso daquelas pessoas reanimadas por ele (Lázaro, o filho da viúva de Naim, a filha de Jairo). Essas pessoas voltaram à vida marcada pela fragilidade, pelo sofrimento e pela morte. Portanto, não ressuscitaram, verdadeiramente, mas retornaram à vida terrena. O que Jesus realizou para essas pessoas foi apenas um sinal daquilo que com sua morte e ressurreição Ele veio realizar para toda a humanidade.
O que Deus quer para todos nós é muito mais do que uma vida prolongada sobre a Terra. E foi por isso que Ele deu o seu Filho para oferecer-se em sacrifício na cruz. Com isso não somente trouxe-nos de volta à vida, mas fez-nos entrar na posse da vida plena.
O Evangelho deste domingo não descreve o momento da ressurreição de Jesus, mas sim a experiência de Maria Madalena, de Pedro e de João que encontram o túmulo vazio e acreditam que Jesus está vivo.
Nós também somos convidados a fazer a experiência de Cristo ressuscitado a partir dos sinais que Ele coloca em nossa vida: a Igreja, como comunidade de fé e amor; os sacramentos como alimento de nossa caminhada cristã; a Palavra de Deus que nos ilumina e renova; a atenção e o cuidado dos outros que nos enche de alegria verdadeira.
Como João corramos ao encontro desses sinais. Como Pedro, façamos a experiência que gera a fé. Como Madalena saiamos a espalhar a boa notícia de que Ele vive e caminha conosco.
Feliz Páscoa a todos.

Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus