Jesus não quer que eu reclame o que me pertence; isso deveria parecer-me fácil e natural pois nada me pertence.
Bom Dia! São José dos Campos, quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

QUAL O SENTIDO DO ATO PENITENCIAL REALIZADO NA MISSA?

11/05/2014

O Ato Penitencial que se realiza no início da missa tem a função de nos ajudar a tomar consciência de que somos pecadores e, ao nos apresentar diante de Deus para louvá-lo, agradecer-lhe ou pedir-lhe por nossas necessidades, devemos reconhecer isso, pedindo que Ele nos aceite por causa de sua bondade. Ao dizer "Senhor, tende piedade de nós" estamos pedindo que Deus nos receba como filhos, mesmo sendo pecadores.
O sentido mais profundo do Ato Penitencial é esse, mas também serve como um momento preparatório ou de purificação a fim de celebrarmos melhor o sacrifício eucarístico.
Por isso, também pedimos perdão de nossas faltas ou pecados cometidos no tempo anterior àquela celebração. Certamente os pecados veniais são perdoados e realizando bem o Ato Penitencial estaremos preparados para comungar. Contudo, se tivermos cometido pecado mortal, devemos primeiramente recorrer ao sacramento da confissão e por meio dele nos renovar interiormente para voltar à comunhão eucarística.

Pároco Paróquia Tanta Teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP