Para mim a oração é um impulso do coração, um simples olhar para o Céu, um grito de gratidão e amor no meio da provação como no meio da alegria.
Bom Dia! São José dos Campos, quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

QUAL O SIGNIFICADO DO GLÓRIA?

18/05/2014

Trata-se de um hino de louvor, pelo qual a assembleia litúrgica glorifica ao Pai por causa da obra de redenção realizada por Jesus Cristo, o seu enviado.
Não é um louvor trinitário, por isso não pode ser substituído por cantos que louvam a Trindade ou que, simplesmente, tenham em seu texto a palavra glória.
Deve ser sempre cantado, mas a sua letra deve ser de acordo com o texto oficial do Hino de louvor apresentado pelo missal romano, ainda que entremeado com um refrão para facilitar a participação do povo em sua execução.
O hino do Glória se inicia com as palavras dos anjos que anunciaram o nascimento do Salvador aos pastores e que estão em Lc 2,14. O restante do texto foi composto pela Igreja em sua evolução litúrgica.
Embora o Glória seja um hino de louvor, o que nos faz pensar em algo animado, alegre, festivo, não necessariamente precisa ser um canto agitado e acompanhado de gestos ou palmas. Algumas vezes isso será oportuno, outras não. Contudo, quando o canto do Glória comportar gestos e palmas, é importante que toda a assembleia realize isso para que haja harmonia e beleza. Mesmo quando o Glória tiver uma melodia menos agitada, continuará sendo um hino de louvor e para garantir isso, todos os participantes da liturgia devem cantá-lo.