Os mais belos pensamentos nada são sem as obras.
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 17 de outubro de 2017

Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
SOLENIDADE DE PENTECOSTES - “RECEBEI O ESPÍRITO SANTO” - Jo 20,19-23 - O Ressuscitado nos capacita a produzir os frutos do Espírito


08/06/2014

A missa do dia da Solenidade de Pentecostes nos apresenta, no Evangelho, o primeiro encontro de Jesus Ressuscitado com os seus discípulos. Isso acontece num domingo (primeiro dia da semana), quando os discípulos estão reunidos. Vindo ao encontro de seus amigos, Jesus lhes comunica a paz, envia-os em missão e lhes dá o Espírito Santo, como um presente precioso que muito os ajudará.
Olhando com atenção para essa passagem do Evangelho, encontramos preciosas luzes para nossa vida.
Quando nos reunimos em comunidade, especialmente aos domingos, para a celebração da Eucaristia, Jesus Ressuscitado vem ao nosso encontro. Com sua presença e palavra Ele nos conforta com o dom da paz, envia em missão e, sobretudo, nos capacita com o dom do Espírito Santo para darmos conta de por em prática o que celebramos e testemunhar que somos de Deus.
O Espírito Santo trabalha silenciosamente em nosso interior, movendo-nos para ser e agir como Jesus, impulsionando-nos a amar e a servir, iluminando-nos para reconhecer nossos pecados, deles nos arrepender e pedir perdão, fortalecendo-nos para vencer os obstáculos que nos atrapalham de ser sal da terra e luz do mundo com nossas boas obras.
Vivemos num tempo em que os cristãos andam meio acomodados em relação à missão de produzir no mundo os frutos do Espírito Santo. Uma das causas disso talvez esteja no fato de nossos encontros dominicais com o Ressuscitado não serem bem vividos.
 A missa dominical da qual participamos é como um mergulho na salvação oferecida por Deus, que nos faz voltar para casa e retomar nossas atividades cotidianas como novas criaturas caracterizadas pelo jeito de Cristo, na força do Espírito Santo. Portanto, participar bem desse momento é o mínimo que podemos fazer para aproveitar mais essa oportunidade.
Somente na missão encontramos a alegria e a paz que não se acabam e contribuímos para a história ser diferente, fecundando-a com os dons do Espírito Santo. Os dons do Espírito Santo são apresentados pela Bíblia como Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade, Temor (cf. Is 11, 2-3) e como Amor, Alegria, Paz, Paciência, Delicadeza, Bondade, Fidelidade, Mansidão, Domínio de si (cf. Gl 5, 22-23).
Para aproveitar bem cada missa dominical e dela sair como portadores dos frutos do Espírito para saciar a fome de vida plena que há nos corações, não hesitemos em dar nossa contribuição com generosidade. Se mesmo estando fechadas as portas, Jesus entrou e fez maravilhas na vida dos apóstolos, imaginem o que fará se encontrar abertas as portas de nosso coração e de nossa vida.
Sejamos generosos em participar bem da celebração da Eucaristia em cada domingo, pois desse modo seremos o terreno bom onde a Palavra do Senhor e seu Espírito nos farão produzir frutos que permanecem.
 
Pe. Edinei Evaldo Batista
Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP

 

Voltar

 
| Política de privacidade © 2010 Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.