Posso, apesar de minha pequenez, aspirar à santidade.
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 17 de outubro de 2017

14º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Mt 11, 25-30 - Jesus nos faz compreender e experimentar o amor de Deus

06/07/2014

Neste domingo, encontramos nos lábios de Jesus uma prece de louvor e gratidão ao Pai por causa de sua iniciativa de revelar à humanidade o seu amor e os seus planos de vida nova, para que possa vivê-los e encontrar a paz.
Jesus é o Enviado do Céu para comunicar a todos a salvação e sabe que a humanidade redimida do pecado e vivendo em comunhão com Deus é o grande desejo do coração do Pai. A prece de Jesus manifesta a sua consciência acerca disso e desperta-nos para olhar com mais atenção para o Deus Amor que tudo faz para o nosso bem.
Jesus chama os seres humanos de "pequeninos", mostrando, com isso, que a salvação é iniciativa gratuita de Deus a nosso favor. Porque somos "pequeninos" Deus não quer nos salvar porque tenha interesse em alguma coisa que possamos lhe oferecer, mas porque somos necessitados de seus cuidados. Com Maria, cheios de alegria e gratidão, devemos dizer: "Ele olhou para a nossa pequenez" (cf. Lc 1,48). A partir disso devemos nos esforçar para dar nossa contribuição a fim de que o amor de Deus nos alcance e direcione nossos passos.
Jesus prossegue seu discurso, voltando-se para os seus ouvintes convidando-os a ir até Ele para que os alivie dos cansaços e fatigas, causados pelos fardos que pesam sobre eles. Sua palavra se atualiza para nós neste domingo, convidando-nos a sermos íntimos Dele e assim encontrar descanso para nosso coração.
Ao dizer isso, Jesus não está prometendo nenhuma ação mágica para fazer desaparecer nossos problemas e dificuldades. Sua maneira de falar quer dizer que estando junto dele, aprenderemos o seu jeito e com este teremos capacidade para enfrentar tudo o que nos acontecer, com serenidade. Unidos a Ele, confiando em sua bondade e seguindo sua palavra teremos um coração forte para o qual nenhuma situação problemática será um peso. Podemos confiar que Jesus é a pessoa mais certa para nos fazer compreender e experimentar a força do amor de Deus por nós porque Ele está perfeitamente unido ao Pai (Ele conhece o Pai e é conhecido por Ele).
Jesus nos diz para aprender Dele que é manso e humilde de coração. Isto quer dizer que somente Ele pode nos ensinar a ter o coração aberto ao amor de Deus e esperar tudo dele com confiança.

Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP