Ó Trindade, vós sois prisioneira de meu amor!...
Bom Dia! São José dos Campos, quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
O QUE DIZER SOBRE A ACLAMAÇÃO DO “SANTO”?


13/07/2014

O "Santo" é a aclamação a Deus que a assembleia faz após a recitação do Prefácio, pelo presidente da missa. O texto desta aclamação foi composto a partir da Sagrada Escritura: Is 6, 3 (os serafins que aclamam a Deus em seu trono, conforme a visão de Isaías) e Mt 21,9 (a multidão que aclama Jesus que entra em Jerusalém).
Esta aclamação deve ser feita por toda a assembleia de maneira forte e, preferencialmente, cantada.
Para a escolha de canto que corresponda a esta aclamação leve-se em conta o texto, que deve ser de acordo com o texto oficial da liturgia, a brevidade (não ser longo), a solenidade (deve ser um canto vibrante).
Não é suficiente que o canto tenha a palavra "Santo" ou "Hosana" para que seja adequado a este momento litúrgico. A sua totalidade (texto, ritmo, melodia, duração) deve ser conforme o texto estabelecido pela Liturgia.  Não servem a esse momento cantos que incluam outras ideias, diferentes das que estão expressas no texto litúrgico do "Santo" (Ex. "Céus e Terra passarão, mas tua palavra não passará...", "Glorificarei teu nome, oh Deus. Com cânticos te celebrarei...").

 

Voltar

 
| Política de privacidade © 2010 Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.