Como estou longe de ser conduzida pela via do temor, sei sempre encontrar o meio de ser feliz e aproveitar de minhas misérias.
Bom Dia! São José dos Campos, quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

QUAIS OS CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DA ORAÇÃO EUCARÍSTICA?

20/07/2014

Nos tempos próprios (Advento, Quaresma e Páscoa) e na celebração de Solenidades, Festas e Memórias a Liturgia determina o uso de prefácios próprios, de acordo com a teologia do tempo ou da festa. Nesse caso as Orações Eucarísticas a serem usadas nessas celebrações  podem ser escolhidas somente entre as de número 1, 2 e 3. A Oração Eucarística 1 e a 3 não têm prefácio próprio e se juntam a qualquer prefácio que seja estabelecido pela Liturgia. A Oração Eucarística 2 tem um prefácio que lhe pertence, mas que pode ser substituído por outro.
No Tempo Comum a Oração Eucarística pode ser escolhida livremente entre as tantas possibilidades oferecidas pelo Missal Romano, olhando-se porém o seu conteúdo e procurando aquele que está mais de acordo com a mensagem central apresentada pelas Leituras bíblicas da missa.
Embora o folheto litúrgico seja uma ajuda à participação da Assembleia, não se deve ficar preso àquilo que ele apresenta. O presidente da celebração, ajudado pela Pastoral Litúrgica pode escolher entre a diversidade de Orações Eucarísticas que o Missal apresenta. Isso não deve ocorrer só para variar, mas para ajudar o povo que celebra a contemplar a riqueza teológico-litúrgico da Igreja Católica.