É muito doce a gente se sentir fraco e pequeno!
Boa Tarde! São José dos Campos, segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

POR QUE NÃO DIZEMOS "AMÉM" AO FINAL DO PAI NOSSO, NA MISSA?

27/07/2014

A oração do Pai Nosso rezada durante a missa não tem uma finalidade em si mesma, mas é um rito preparatório para a Comunhão. O Pai Nosso na missa não termina com o "livrai-nos do mal", mas prossegue com uma oração rezada apenas pelo presidente da celebração, chamada embolismo.  Esta oração pede que livres de todos os males, tenhamos a paz e ajudados pela misericórdia divina , sejamos libertos do mal maior (o pecado) e caminhando na esperança aguardemos a vida gloriosa de Cristo. Na verdade, esta oração prolonga o Pai Nosso, cuja conclusão se dá com a aclamação "Vosso é o Reino, o poder e glória para sempre", que é uma glorificação de Deus Pai e uma frase bíblica com a qual Jesus concluiu esta oração ao ensiná-la aos seus discípulos.
Muitas pessoas não sabem disso e automaticamente acabam dizendo o "Amém" com mais força ainda, mas a liturgia orienta que não se faça assim.