O Bom Deus me dá coragem na proporção dos meus sofrimentos.
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 17 de outubro de 2017

Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA - Lc 1,39-56 - Assunção - alegria de Maria pelas maravilhas de Deus em sua e em nossa vida


17/08/2014

A Igreja celebra neste domingo a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. 
A Assunção é expressão da fé da Igreja para a qual Deus assumiu Maria na sua totalidade (em corpo e alma), glorificando-a e elevando-a para viver para sempre junto de si, na Eternidade.
Por que isso aconteceu com Maria?
Porque Deus, em sua sabedoria e liberdade, quis conceder-lhe este privilégio, como expressão de sua misericórdia e como prêmio pelo fato dela ter respondido de maneira singular à sua iniciativa amorosa tornando-se a mãe e a discípula fiel do Salvador enviado por Ele.
Embora a Assunção seja acreditada pela Igreja desde os primeiros tempos, não se trata de um fato que tenha sido visto por alguém. A Assunção de Maria não é objeto da experiência, mas uma afirmação da fé, cuja possibilidade está baseada na certeza do amor de Deus que premia os que são amados por Ele com a vida gloriosa junto dele.
Crer que Maria foi elevada ao Céu em corpo e alma significa dizer que ela já participa da ressurreição de Jesus. Nessa afirmação de nossa fé vemos que Deus, em sua bondade, antecipou a glorificação daquela que colaborou de maneira especial com a redenção da humanidade. 
Portanto, muito mais do que querer explicar o fato, buscando detalhes seus, devemos olhar para ele perguntando o que ele nos ensina.
O Evangelho apresentado pela liturgia desta solenidade não descreve a subida de Maria ao Céu, mas nos apresenta o Magnificat, entoado por ela na casa de Isabel. Trata-se de um canto de alegria e vitória que louva a Deus pelos seus feitos.
Podemos dizer que a Solenidade da Assunção é a festa da alegria de Maria, que se encanta com a bondade de Deus que não abandona os seus amados ao poder da morte. Tendo vencido a morte pela ressurreição de Jesus, Deus dá aos seguidores de seu Filho a graça de fazerem a mesma experiência.
A fé na nossa ressurreição e glorificação deve ser motivo de alegria e esperança para todos nós. Um dia deixaremos este mundo, mas não para mergulhar na escuridão da morte e sim para sermos levados para junto de Deus onde participaremos da sua glória, com e como Maria.
Em Maria elevada ao Céu Deus mostra aquilo que acontecerá conosco e nos convida a nos alegrar desde já por isso. Com ela entoemos louvores a Deus por suas maravilhas em nosso favor.

Pe. Edinei Evaldo Batista
Pároco

 

 
Arquivos disponíveis:

04-08 - 10-08.pdf

11-08 - 17-08.pdf

18-08 - 24-08.pdf

25-08 - 31-08.pdf

Voltar

 
| Política de privacidade © 2010 Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.