Não sou um guerreiro que combateu com armas terrestres, mas com a espada do Espírito que é a palavra de Deus
Bom Dia! São José dos Campos, quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

UMA IGREJA “EM SAÍDA

07/09/2014

Ao usar a expressão "em saída" o Papa Francisco quer assinalar que a Igreja deve ir constantemente  ao encontro das pessoas, no cumprimento do mandato missionário de Jesus: "Ide, pois, fazer discípulos... (cf. Mt 28,19-20)".
 "Fiel ao modelo do Mestre, é vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo" (EG 23).
Portanto, precisamos sair de dentro dos muros de nossa paróquia, deixando a comodidade de estar a serviço de 01 ovelha para buscar as 99 que estão fora do redil, tendo a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho.
Para realizar essa tarefa é preciso tomar a iniciativa e correr riscos: de não ser recebidos, de ouvir críticas, de ser questionados em temas complexos, de ser confundidos com membros de outras Igrejas etc. Entretanto, a saída missionária também oferece àqueles que a experimentam a alegria prometida por Jesus a quem pratica seus mandamentos (cf. Jo 13,17). É isso que sentido verdadeiro à nossa participação em pastorais e movimentos de Igreja.
Quais são as periferias de nossa paróquia?
As casas dos que nunca ou raramente participam das missas, os doentes e idosos que dificilmente saem de casa, os moradores de rua que dormem ao lado de nossa Igreja, as escolas de nossa comunidade, as oficinas, pequenas empresas e comércios de nossos bairros, as famílias de presidiários, os dependentes químicos, os jovens em geral...
Todas essas ovelhas fazem parte do rebanho de Cristo e pertencem ao nosso redil paroquial.
As nossas pastorais e movimentos têm se preocupado em encontrar meios para ir ao encontro dessas pessoas e situações?
Que propostas ousadas tem surgido em nossas reuniões, como efetivação daquilo que o Papa tem pedido com insistência e a nossa realidade está esperando que comecemos a por em prática?